Nesta quarta-feira, 12, um incêndio atingiu uma fábrica em Ramos, bairro no Rio de Janeiro, dedicada à confecção de fantasias de Carnaval e uniformes militares. O incêndio colocou a estrutura em risco de desabamento e levou ao isolamento imediato da área. A informação foi divulgada pelo prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD-RJ).
Imagens registraram pessoas ao tentar pular das janelas. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar estão no local para resgatar as vítimas. A escola de samba Império Serrano, detentora de nove títulos do Carnaval carioca, foi afetada.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A maior parte das fantasias da escola para o Carnaval de 2025 estava na fábrica. Paes informou que diversos órgãos municipais estão prestando assistência às vítimas e aos moradores da área impactada.
Até o momento, dez vítimas foram atendidas no Hospital Getúlio Vargas. Dessas, duas pessoas estão em situação estável, enquanto oito permanecem em estado grave, com queimaduras internas causadas pela inalação de fumaça, mas sem lesões externas.
Fábrica foi interditada
A Defesa Civil municipal interditou a fábrica e o prédio anexo, depois de identificar danos estruturais que apresentam risco de desabamento.
Para mitigar os impactos no Carnaval, o prefeito Eduardo Paes discutiu com Hugo Júnior, presidente da Liga RJ, e decidiu que não haverá rebaixamento das escolas de samba da Série Ouro afetadas pelo incêndio. As escolas poderão desfilar como hors concours — sem concorrência.
“Conversei agora com o presidente Hugo Júnior, da Série Ouro, que me deu mais detalhes das três escolas afetadas pelo incêndio de hoje em Ramos”, afirmou Paes. “Já tomamos a decisão de que, independente de qualquer coisa, as escolas não serão rebaixadas no Carnaval deste ano.”
A Liga RJ emitiu uma nota para afirmar que o incidente impacta diretamente o planejamento do Carnaval e toda a cadeia produtiva envolvida. O incêndio ocorreu no prédio da Maximus Confecções.
Até o começo da tarde, informações preliminares afirmavam que pelo menos 21 pessoas ficaram feridas.