Nas redes sociais, memes críticos ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) — que ganhou o apelido de “Taxadd” — têm ganhado destaque desde o início da semana. O paulistano Phillip Honorato, de 41 anos, é o criador de muitos dos memes que tiveram grande repercussão.
Formado em marketing, Honorato se identifica como de direita no espectro político, mas também já produziu memes críticos no governo de Jair Bolsonaro (PL).
Com quase 40 mil seguidores no Twitter/X, Honorato vê seus memes frequentemente replicados por outras páginas e redes sociais.
Um de seus memes mais populares compara a dupla de palhaços Patati e Patatá com o presidente Lula (PT) e o ministro Haddad, que acumulou 16 mil curtidas e 565 mil visualizações em seu perfil pessoal.
Taxati
— Honorato (@philliphonorato) July 15, 2024
Taxalá pic.twitter.com/PLZJpcmSbV
Criação de memes como diversão
Honorato é sócio de uma pequena empresa de eventos e afirma que cria memes por diversão. “Como julho é um mês mais tranquilo, fico fazendo memes e trabalhando simultaneamente”, disse, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.
Segundo Honorato, os memes do “ministro Taxadd” fazem sucesso porque a questão dos impostos une tanto a direita quanto a esquerda: “Ninguém aguenta mais pagar tantos impostos e não ver o retorno”, acrescentou. “Os memes capturam bem esse sentimento.”
Taxad – Lutando pelo direito de taxar pic.twitter.com/PSu8YuK5mZ
— Honorato (@philliphonorato) July 10, 2024
Apesar da grande repercussão, Honorato afirma que nenhuma figura pública entrou em contato com ele, o que é de sua preferência. Seus memes não possuem marcas-d’água, pois sua intenção não é se promover, mas passar uma mensagem.
“Minha ideia é criticar qualquer governo, seja de esquerda ou direita. Faço isso por hobby, não pelo dinheiro.”
A viralização orgânica de ‘Taxadd’
Honorato refuta alegações de que os memes “Taxadd” são coordenados por organizações. “Os brasileiros adoram memes, é algo simples de fazer, e a viralização acontece de forma orgânica”, relatou. “Claro que, depois da viralização, algumas empresas podem começar a fazer ações, mas o início foi totalmente orgânico.”
Honorato revela que a maior parte dos memes que produz é editada com uso de programas da Adobe, como Photoshop e Illustrator. As ideias para cada peça vêm dos comentários de internautas no Twitter. Ele não descarta que sua formação em marketing o ajude a saber como engajar.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Em pleno 2024, em um país que saiu de uma ditadura militar em 1985 as pessoas têm que explicar porque não podem ridicularizar políticos que apesar de se apropriarem de 5 meses do trabalhador brasileiro, buscam ainda mais recursos. Enquando isso, vivem em um padrão de vida inacessível a maioria dos brasileiros. Atenção, políticos do pt e ministros, deixem o povo fazer piada com vocês, eles pagam caro por isso.
Muito bem, só assim as pessoas vão ter acesso as informações que estão quebrando o Brasil, porque se esperar pelos canais de TV aberto nunca vão saber nada, para eles o pais esta indo de vento em poupa.
Eu tbm faço por hobby contra a ditadura desse vagabundo