A Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Fierj) lançou um site para receber denúncias de crimes de ódio contra os judeus, especialmente em publicações e comentários nas redes sociais.
“A Fierj, preocupada com a disseminação do antissemitismo, particularmente através das redes sociais, criou este canal para receber as denúncias de publicações com conteúdo discriminatório contra o povo judeu”, diz a instituição no site.
A organização judaica orienta os internautas a denunciarem publicações com “clara ofensa e ameaça aos judeuas, encerrando um discurso de incitação à violência e ao ódio”.
Fierj vai combater o antissemitismo por meio da Justiça
A Fierj diz que irá tomar as medidas cabíveis para combater, de forma legal, toda e qualquer situação de violação da lei brasileira em relação à disseminação de ideias preconceituosas ou “discriminatórias contra a comunidade judaica”, ou seja, de crimes de racismo contra os judeus.
A instituição também diz que o denunciante receberá atualizações sobre o andamento do caso por e-mail. Nas redes sociais, a Fierj mostrou o passo a passo de como denunciar. Confira a seguir:
“1: Faça prints e salve para enviar na denúncia.
2: Acesse o site e preencha o formulário.
3: Nossos procuradores tomarão as medidas legais cabíveis para combater as violações da lei brasileira sobre racismo.
4: Você será informado através de seu e-mail sobre o andamento da sua denúncia.”
Leia também
Intitulado de “denúnciAS online”, o endereço do site para denunciar crimes de ódio contra os judeus é fierj.denunciasonline.com.br. Segundo a Fierj, os ataques antissemitas aumentaram desde 7 de outubro, quando o grupo terrorista Hamas invadiu Israel e matou 1,4 mil pessoas.
“A Procuradoria da Fierj segue trabalhando dia e noite para combater o antissemitismo”, disse a instituição em uma publicação no Instagram. A plataforma vai automatizar os procedimentos jurídicos dos casos de antissemitismo nas redes sociais.