Novembro tem dois feriados, mas parte do país estará debaixo de chuva nas datas. A previsão do tempo para o noroeste e centro-sul do Brasil, especialmente na Região Sul, é de maiores volumes de chuva até a próxima segunda-feira, 6 de novembro.
No Nordeste e extremo norte, o tempo deve permanecer quente e seco ao longo da semana. A previsão foi divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na segunda-feira 30.
A previsão do tempo em cada região do Brasil
De hoje até o dia 6 de novembro, a previsão do tempo para o Norte é de pancadas de chuvas durante a semana. Com mais de 40 mm de volume no oeste do Amazonas e áreas do Acre, Roraima, Pará e Tocantins, por causa do calor e da alta umidade. Nas demais áreas, o tempo será predominantemente seco e sem chuva.
Já entre os dias 7 e 15 de novembro, o Norte terá chuvas com mais de 60 mm no centro e no oeste do Amazonas, Roraima, Acre, Pará e Tocantins. As demais áreas terão chuvas de volumes mais baixos.
Até a segunda-feira 6, o Nordeste terá tempo seco e sem chuva, com baixa umidade relativa, especialmente na parte central e leste. No Matopiba — área de forte expansão agrícola entre o Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia —, deve haver chuva passageira entre esta quarta-feira, 1, e a sexta-feira 3. Um canal de umidade deve aumentar o volume de chuva a partir do sábado 4.
Na semana de 7 a 15 de novembro, haverá acumulados de chuva no centro-sul da Bahia. O Matopiba terá pancadas de chuva passageiras. Mas o nordeste da região terá previsão de tempo seco e sem chuva.
De hoje até 6 de novembro, o Centro-Oeste terá dias quentes, com pancadas de chuva no fim da tarde por causa do calor e alta umidade: a região pode acumular volumes de chuva de mais 50 mm. Na semana seguinte, até o feriado do dia 15, o Centro-Oeste tem previsão de chuva passageira.
Já o Sudeste terá massa de ar quente e úmida no decorrer desta semana. Isso vai causar acumulados de chuva que podem passar de 60 mm em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais.
Leia também
A possível formação de um canal de umidade ao norte do Espírito Santo e de Minas Gerais deve provocar uma chuva passageira a partir da sexta-feira.
Da semana seguinte a 15 de novembro, a chuva passageira deve persistir, sem passar de 30 mm, principalmente no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. O norte de Minas e o Espírito Santo devem ter pancadas de chuva.
O Sul vai contar com uma massa de ar quente e úmida até a sexta-feira. Os volumes de chuva altos devem ser acompanhados de raios, rajadas de vento e queda de granizo. Da semana que vem até o dia 15, a previsão é de baixos acumulados de chuva. A chuva deve ser mais persistente no leste de Santa Catarina e no noroeste do Rio Grande do Sul.