O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou o bloqueio da conta bancária de Mariana Eustáquio, filha de 15 anos do jornalista Oswaldo Eustáquio. Ele está foragido da Justiça desde dezembro de 2022, quando teve a prisão decretada. É a segunda vez que a adolescente tem um bloqueio judicial em menos de um ano.
+ Leia mais notícias da Imprensa em Oeste
Na decisão, Moraes diz que afastou excepcionalmente as “garantias individuais” da filha do jornalista, porque elas “não podem ser utilizadas como um verdadeiro escudo protetivo para a prática de atividades ilícitas”. A jovem não é investigada nos inquéritos no STF, mas a Polícia Federal (PF) revela que ela estaria enviando dinheiro para o pai.
“Em face das circunstâncias observadas é imprescindível a determinação de novas diligências, afastando-se, excepcionalmente, garantias individuais, as quais, como já dito, não podem ser utilizadas como um verdadeiro escudo protetivo para a prática de atividades ilícitas”, afirma Moraes, em trecho da decisão, que foi obtida pelo site Metrópoles. “Tampouco como argumento para afastamento ou diminuição da responsabilidade civil ou penal por atos criminosos, sob pena de desrespeito a um verdadeiro Estado Democrático de Direito.”
A primeira decisão de Moraes contra a adolescente foi em março, depois de um pedido do jornalista para que apoiadores enviassem doações por meio da conta bancária da filha. Ele está foragido na Europa, depois de deixar o Paraguai, onde a polícia do país tentou prendê-lo duas vezes.
Leia mais:
Nesta segunda-feira, 4, a jovem publicou um vídeo no Instagram no qual diz que o ministro Alexandre de Moraes tirou seu direito de “ter uma vida normal”. “No Brasil de Alexandre de Moraes, as crianças e adolescentes já estão sendo criminalizadas”, afirmou Mariana. “Essa decisão do Moraes reforça o meu desejo de ser advogada e juíza para ressignificar toda maldade e perseguição sobre a minha família.”
Na gravação, a adolescente também pede aos seguidores o envio de dinheiro, por meio de outra conta bancária, para comprar “alimento básico”.
Jornalista Oswaldo Eustáquio tem mandado de prisão em aberto no Brasil e está na Europa
Oswaldo Eustáquio teve a prisão decretada em 26 de dezembro de 2022 por Alexandre de Moraes. De acordo com o ministro do STF, o jornalista descumpriu medidas cautelares impostas a ele depois de sair da prisão, em 2021. Ainda conforme o magistrado, o comunicador organizou manifestações que pediam um golpe militar no Brasil.
Em março, as autoridades paraguaias chegaram a prender Eustáquio. A deportação, no entanto, não ocorreu, porque havia um pedido de asilo feito por ele e que estaria pendente de julgamento pelo país vizinho.
Leia também: “Justiça manda parceiro do UOL apagar (de novo) mensagens racistas e antissemitas”
Em setembro, a Polícia Nacional Paraguaia fez uma nova tentativa de prendê-lo, mas, segundo o próprio Eustáquio, a prisão não ocorreu porque ele não estava em casa quando os agentes chegaram.
De acordo com a emissora CNN Brasil, o jornalista foi para a Espanha, e a polícia conseguiu localizá-lo. Depois, seguiu para Londres, na Inglaterra, e pediu asilo político como refugiado.
Revista Oeste, com informações da Agência Estado
O Sr. Moraes não explica QUAIS ATIVIDADES ILÍCITAS foram praticadas por Oswaldo Eustáquio. Por acaso foi a de expressar opinião? Quem é o criminoso nessa história toda? Além de causar um dano de saúde permanente ao Oswaldo Eustáquio, as ações e omissões do Sr. Moraes causaram a morte do Cleriston! Isso não ficará impune.
Mariana, seja forte. Deus sabe o que faz.
Nos filmes policiais as máfias quando se sentem atacadas e identificam o agressor se vingam na família quando não podem eliminar seu inimigo.
Prejudicar uma adolescente inocente, sem maldades no coração é muito fácil quando se tem o Poder. Difícil mesmo é prender e bloquear as contas bancárias de uma certa “Rainha do Tráfico do Amazonas” que, apesar de estar condenada a 10 anos de prisão circula livre, leve e solta pelos corredores da Justiça….sem tornozeleira eletrônica.
Menina de 15 anos tem contas bloqueadas pelo crime de parentesco com jornalista. ????
Esse ser é um psicopata, precisam urgentemente tomar uma atitude,não pode continuar se achando um Deus e praticando barbáries!! Ele já tem as mãos manchada de sangue!!
estamos como a Coreia do Norte, o ditador de toga não consegue prender ou matar seu adversário se volta contra sua familia.
Até quando vai durar essa ditadura do Moraes?
Que Deus tenha misericórdia de nós povo brasileiro e que sua mão pese sobre os tiranos que se acham donos da verdade e deuses.
Este psicopata terá que pagar caro por todo o mal que está fazendo para essas pessoas que não cometeram nenhum crime. E se houvesse que seguisse o trâmite normal usado até pelos bandidos seus colegas. Sim, porque quem age fora da lei é bandido. Está lá no Aurélio.
A psicopatia é uma doença grave, quem é psicopata se sente um rei, se manifesta como um rei e pratica as barbáries..