O sábado 10 conta com alertas climáticos espalhados pelo Brasil. Ao todo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nove avisos para o dia. Partes do país encaram situações como onda de frio, geadas e chuvas intensas.
Sobre onda de frio, há apenas um alerta em vigor. Ele abrange boa parte da Região Sul (com exceção à metade norte do Paraná) e deve permanecer ativo até o fim da noite de hoje. O aviso aparece na cor laranja, o que representa “perigo” na classificação do Inmet.
“Risco à saúde”, avisa o instituto. “Temperatura 5ºC abaixo da média por período de três até cinco dias”.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Para geada, há dois alertas. O primeiro, também laranja, pega o noroeste de Santa Catarina e o centro-sul paranaense. A expectativa é de que a temperatura nessa região fique entre 3ºC e 0ºC até as 8h deste sábado. Situação que pode prejudicar diretamente o agronegócio local. “Risco de perda de plantações”, ressalta o Inmet.
Já o segundo aviso de geada da vez aparece na cor amarela, de “perigo potencial”. Com duração prevista até as 8h de hoje, esse alerta abrange áreas dos três Estados da Região Sul, além do sudoeste de São Paulo e a metade sul de Mato Grosso do Sul. Nessa parte do país, a temperatura mínima pode chegar a 3ºC.
Onda de frio, geada e chuvas intensas
Para parte da manhã deste sábado, diferentes áreas do Brasil contam com alertas de chuvas intensas. São quatro no total, de acordo com o Inmet. Eles, a saber, deverão permanecer ativos até as 10h.
Dos avisos referentes às precipitações, apenas um surge na cor laranja. No caso, abrange a totalidade da costa do Estado de São Paulo.
“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h)”, afirma o instituto meteorológico, que é vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária. “Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.”
Já os outros três alertas desta manhã para chuvas intensas estão em amarelo. Isso representa volume de água de até 50 mm, além de rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h. Os avisos valem para:
- São Paulo (exceto sudoeste, noroeste e extremo sudeste);
- Sul de Minas Gerais e centro-sul fluminense; e
- Noroeste do Amazonas e metade norte de Roraima.
Sábado com ventos costeiros e declínio de temperatura
Para a parte litorânea que vai do norte fluminense até a capital capixaba, Vitória, o Inmet emite alerta de ventos costeiros. O fenômeno climático deve durar até as 10h deste sábado. Tal situação pode ser responsável por “intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla”.
Por fim, o Inmet avisa que boa parte do país encara, neste sábado, declínio de temperatura. O aviso está em laranja, o que representa queda maior do que 5ºC.
Os 11 Estados na rota do alerta de declínio de temperatura são:
- Paraná (centro-norte);
- São Paulo (todo Estado);
- Rio de Janeiro (todo Estado);
- Espírito Santo (metade sul);
- Minas Gerais (metade sul);
- Goiás (sul);
- Mato Grosso do Sul (todo Estado);
- Mato Grosso (metade oeste);
- Rondônia (todo Estado);
- Acre (exceto o oeste); e
- Amazonas (extremo sul).
Leia também: “Mais do mundo da fantasia climática”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste