O Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil vão enfrentar um fim de semana com previsão de tempestades, conforme meteorologistas ao jornal Folha de S.Paulo. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), chuvas intensas, ventos acima de 60 km/h e tempestades com potencial para granizo são esperadas para este sábado, 19.
O fenômeno é causado por uma área de baixa pressão associada ao ar frio em níveis médios da atmosfera, conforme o Ministério da Agricultura e Pecuária. Tal sistema aumenta a umidade e gera chuvas significativas em áreas que vão da região sulista à Bacia Amazônica.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Em São Paulo, as chuvas começam nesta sexta-feira, 18. As tempestades devem se intensificar no sábado, com alerta da Defesa Civil para cidades como Araçatuba, Bauru, Campinas e Ribeirão Preto, onde são esperados 200 mm de chuva em dois dias.
Na Região Metropolitana de São Paulo, a chuva chega a partir das 14h de sexta-feira, com previsão de 95 mm. O Inmet emitiu dois alertas de perigo e perigo potencial para tempestades no Estado, com alerta amarelo para a região metropolitana.
Tempestades atingiram São Paulo
Estes valores superam os da semana passada, quando fortes chuvas e ventos causaram sete mortes em São Paulo. Rajadas acima de 100 km/h foram registradas na capital paulista. Neste fim de semana, ventos de até 60 km/h são esperados, com pico de 45 km/h na região metropolitana depois das 16h desta sexta-feira.
“No sábado teremos chuva prolongada que em alguns momentos poderá ser de moderada a forte”, afirma Joselia Pegorim, meteorologista da Climatempo. “No domingo 20, as áreas mais intensas vão saindo do Estado de São Paulo.”
Por causa da previsão de tempestades e ventos fortes, um gabinete de crise será montado no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. O governo de Tarcísio de Freitas acompanhará a resposta da Enel, concessionária de energia, ao clima. A Prefeitura de São Paulo terá 4 mil servidores de prontidão para emergências.