O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para um fim de semana com frente fria e chuva forte no Sudeste e no Centro-Oeste. No domingo 19, o volume de água poderá passar de 100 mm em algumas áreas.
O tempo começa a virar já nesta sexta-feira, 17. O calor forte, combinado com o aumento da umidade, entre outros fatores climáticos, vai levar a ocorrência de temporais localizados no Distrito Federal e em cinco Estados espalhados pelas duas regiões: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Pode ocorrer queda de granizo e ventania nessa parte do país.
+ Leia mais sobre o Brasil em Oeste
Em Minas, a previsão é de que os temporais caiam no Triângulo Mineiro, no oeste e no sul do Estado.
No sábado 18, uma frente fria vai se aproximar do litoral do Sudeste, aumentando ainda mais a probabilidade de rajadas de vento. A situação, contudo, vai impactar o interior das regiões. As áreas mais atingidas serão: o sul de Mato Grosso do Sul, São Paulo, o sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro.
Segundo os meteorologistas, ainda no sábado, a intensidade da ventania poderá variar entre 80 km/h e 100 km/h. Os técnicos alertam para o risco de queda de granizo.
No domingo, os temporais poderão se espalhar pela área central do Brasil. Isso como resultado do aumento na convergência de umidade pelo continente.
Os meteorologistas explicam que essa umidade é o que manterá o cenário de temporais no fim de semana. Ela estará associada a uma atmosfera fortemente quente, úmida e instável.
As chuvas devem continuar na segunda-feira, 20
As chuvas não darão trégua e a próxima semana começará com grande volume de água em São Paulo, especialmente na capital, na Região Metropolitana, no centro-norte do Estado, na faixa litorânea e no Vale do Paraíba.
Rio de Janeiro e Minas Gerais, especialmente a Zona da Mata Mineira, também terão chuva forte na próxima segunda-feira, 20.