A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entregou nesta sexta-feira, 11, ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), mais 2,7 milhões de doses da vacina contra a covid-19 produzida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca.
Por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), a entrega é realizada todas as sextas-feiras. Em 21 de maio, o instituto chegou a entregar 6,1 milhões de doses do imunizante contra a doença causada pelo novo coronavírus.
Do lote entregue nesta semana, cerca de 137 mil doses são destinadas ao Estado do Rio de Janeiro. O restante seguirá para o almoxarifado do Ministério da Saúde em São Paulo. Com a última remessa, a fundação atinge a marca de 53,8 milhões de doses enviadas ao PNI.
O objetivo da Fiocruz, para junho, é entregar 18,5 milhões de doses, mas o cumprimento da promessa depende da remessa do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado da China. Está programada para amanhã, sábado 12, a chegada de mais um lote de insumos para a produção de cerca de 6 milhões de doses de imunizantes.
Leia também: “Fernanda Torres rejeita vacina da AstraZeneca, informa site”