O Corpo de Bombeiros de Goiás encontrou, nesta segunda-feira, 1º, os quatro turistas que desapareceram depois de entrar em uma caverna no Parque Terra Ronca, em São Domingos (GO).
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
O grupo entrou no local por volta das 13h de domingo 30 sem nenhum guia turístico. Eles utilizaram apenas as lanternas dos celulares.
Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), os turistas conseguiram falar com familiares pela última vez por volta das 22h30 de domingo. Eles disseram que sentiam frio. Ainda de acordo com a Semad, não há permissão para explorar a caverna sem o auxílio dos guias.
Força-tarefa no resgate dos turistas
Funcionários da Semad, guias, uma brigada comunitária e moradores da região auxiliaram o Corpo de Bombeiros nas buscas. A equipe de resgate utilizou drones, que ajudaram a fazer a varredura das áreas.
“Foi identificada a falta deles ontem às 18h, quando anoiteceu e não retornaram ao local determinado”, explicou o comandante do batalhão dos bombeiros da cidade de Posse (GO), Salathyel Gomes Carvalho, ao site g1.
O Parque Terra Ronca foi criado em 1989. O local conta com cavernas, espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção, rios, cachoeiras e sítios ecológicos.
Em 2023, a Semad aprovou o Plano de Manejo Espeleológico do Parque Estadual de Terra Ronca (Peter). Trata-se de um documento que estabelece normas para o zoneamento e uso de cavernas no local. Estima-se que no interior do parque, existam mais de 200 cavernas.
São tão idiotas com os celulares que os neandertais fariam melhor….