A catástrofe causada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, que resultou em 107 mortos, 374 feridos, 128 desaparecidos e milhares de desabrigados em dados atualizados nesta quinta-feira, 9, atingiu cidades turísticas como Gramado, Canela e Bento Gonçalves, localizadas na Serra Gaúcha
As prefeituras divulgaram fotos da destruição nas cidades, que são símbolos da cultura italiana e alemã no Estado.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
A situação nesses municípios, acostumados a receber milhões de visitantes durante todo o ano, é de intensa movimentação. As equipes trabalham para reerguer as áreas afetadas em uma força-tarefa de colaboração entre prefeituras, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e centenas de voluntários.
Canela
Em Canela, mais de 300 voluntários foram cadastrados. Eles estão divididos em grupos para receber, triar e distribuir as doações que são levadas para o Salão Paroquial, destinado como o centro oficial de arrecadação da Defesa Civil municipal.
As chuvas causaram muito estrago na cidade, com 270 pessoas desabrigadas e 181 desalojadas.
Gramado
Em Gramado, as atrações turísticas foram fechadas na quinta-feira, 2. A área central da cidade foi pouco afetada, sendo, conforme divulgou a prefeitura, um local seguro para circulação.
Bento Gonçalves
Em Bento Gonçalves, cidade famosa por suas vinícolas, além da corporação gaúcha, participam dos trabalhos também bombeiros de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Tocantins
Leia também: “Elon Musk doará mil terminais de internet Starlink para ajudar nos resgates no Rio Grande do Sul”