O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão do tempo para os próximos dias, até a segunda-feira, 22. O destaque é a intensificação das chuvas em diversas regiões do Brasil, especialmente no Norte do país. Além disso, há a possibilidade de geada nas madrugadas no Sul, na quinta-feira, 18, sexta-feira, 19 e sábado, 20.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Norte
No Norte, os acumulados de chuva podem superar 80 mm em áreas do Amazonas, do Pará e do Amapá, podendo estar acompanhados de raios, rajadas de vento e trovoadas.
A chuva na Região Norte é influenciada pelo calor, alta umidade e pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que continua provocando instabilidades e chuvas intensas.
Os menores acumulados de água na região serão no Tocantins, onde é esperada uma redução das chuvas ao longo da semana.
Leia também: “Previsão do tempo: mais um dia de chuva pelo Brasil”
Nordeste
No Nordeste, são esperadas áreas de instabilidade, com previsão de chuvas intensas no norte do Maranhão, do Piauí, do Ceará edo oeste do Rio Grande do Norte, onde os volumes de água podem superar os 80 mm.
Também não estão descartadas chuvas desde o litoral de Pernambuco até a Bahia.
Centro-Oeste
Na Região Centro-Oeste, a chuva deverá ser mais localizada na parte central e oeste de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com volumes superiores a 40mm.
Sudeste
O tempo quente e seco predominará sobre o norte de Minas Gerais nos próximos dias. Já nas demais áreas do Sudeste, a partir desta quarta-feira, 17, são esperadas chuvas no leste de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. Os volumes podem ultrapassar os 50 mm.
Sul
Para o Sul do país, os meteorologistas alertam para o avanço de uma frente fria, que pode resultar em chuvas fortes em algumas áreas, com volumes acima de 80 mm em grande parte da região. Os moradores devem redobrar a atenção para a ocorrência de raios, rajadas de vento, trovoadas e possíveis queda de granizo.
O Inmet também alerta para o registro de geadas nos próximos dias. O fenômeno pode ocorrer nas madrugadas desde a quinta-feira, 18 até o sábado, 20, nas partes mais altas da serra e do planalto, entre os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A previsão de geada na madrugada também atinge o sul do Paraná.