A Defesa Civil de São Paulo alertou para as fortes chuvas que podem atingir o Estado entre esta quinta-feira, 23, e o próximo sábado, 25. O órgão usou os dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).
+ Leia mais notícias sobre Brasil em Oeste
A frente fria deve trazer consigo temporais, seguidos por raios, granizo e rajadas de vento, entre 40 e 80 km/h. Na região metropolitana de São Paulo, os acumulados de chuva devem ser de 125mm.
Os acúmulos vão ocorrer em algumas cidades. Em Araraquara, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, por exemplo, devem ser de 70mm. Em Araçatuba, Bauru, São José do Rio Preto, Itapeva e Vale do Ribeira, 100mm. Nas regiões de Marília, Presidente Prudente, Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba, 110mm. Na Baixada Santista, 120mm. Campinas e Sorocaba, 170mm. Para o Litoral Norte são esperados 175mm.
As recomendações da Defesa Civil para a população lidar com a frente fria
- Evitar áreas arborizadas durante a tempestade, por causa do risco de quedas de árvores;
- Não enfrentar áreas alagadas ou com enxurradas. Uma lâmina com 15 cm de água pode arrastar uma pessoa, e com 30 cm pode levar um automóvel;
- Ao ouvir um trovão, procurar um local coberto; e
- Moradores de áreas de encosta devem observar as movimentações do solo. É comum, em deslizamentos, surgirem rachaduras nas paredes dos imóveis, além do emperramento de portas e janelas e inclinação de postes e árvores.
Leia também: “Mais um ciclone extratropical vai atingir Santa Catarina”