Uma frente fria formada no último sábado, 15, na costa do Uruguai desloca-se para o Sul do Brasil nesta terça-feira, 18. O fenômeno traz tempestades e alívio temporário para o calor intenso que tem afetado a região.
Segundo o site Meteored, desde o último sábado, o sistema avança e provoca chuvas significativas, especialmente no Rio Grande do Sul. No Estado, algumas áreas já enfrentaram transtornos por causa do alto volume de precipitação.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Dados das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que cidades como São Vicente do Sul (RS) e Campo Bom (RS) registraram os maiores acumulados de chuva, com 132,4 mm e 105 mm, respectivamente, nas últimas 72 horas.
Espera-se que a passagem dessa frente fria traga uma queda acentuada das temperaturas para esta terça-feira no Sul do país.
Ao mesmo tempo, há um aumento no risco de tempestades e chuvas intensas na região. Os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estão sob alerta, com avisos de tempestades emitidos pelo Inmet. A previsão é que a frente fria continue a atuar na região nos próximos dias.
Frente fria sobre bloqueio no avanço para outras regiões
No entanto, o avanço para o Sudeste e o Centro-Oeste está sendo dificultado pela presença de um sistema de alta pressão, que impede a progressão da frente fria. O fenômeno resulta em chuvas recorrentes no sul do Brasil.
Na madrugada de terça-feira, o modelo da Meteored prevê riscos de temporais na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, especialmente nas áreas entre Criciúma (SC) e Três Passos (RS).
Embora a nebulosidade aumente em toda a região, a probabilidade de chuvas fortes é mais elevada em algumas áreas. À medida que a tarde se aproxima, as chuvas devem se espalhar, o que afeta o Paraná e Mato Grosso do Sul.
A probabilidade de chuvas intensas é maior no leste do Paraná e em Santa Catarina. No extremo sul de São Paulo e no oeste de Mato Grosso do Sul, também há possibilidade de precipitação.

Em Santa Catarina, próximo à divisa com o Rio Grande do Sul, o acumulado entre segunda-feira e terça-feira pode superar 80 mm, o que exige atenção redobrada dos moradores.
Enquanto isso, a Zona de Convergência Intertropical continua a influenciar o clima no Norte e no Nordeste, com precipitações moderadas. Estados como Acre, Rondônia e Amazonas estão sob alerta laranja.
A faixa entre o Rio Grande do Norte e Maranhão apresenta riscos de chuvas intensas. Além das chuvas, a frente fria trará um alívio nas temperaturas na Região Sul, com uma massa de ar mais frio sendo responsável por diminuir o calor. Nesta terça-feira, as máximas podem cair mais de 5°C em comparação com o dia anterior.