No próximo fim de semana, uma frente fria significativa atingirá a Região Sul do Brasil. O fenômeno traz uma massa de ar frio que reduzirá as temperaturas de forma expressiva e deixará o país em clima de inverno. O site Meteored divulgou a previsão do tempo nesta quarta-feira, 4.
Depois de um período de clima mais ameno, as condições meteorológicas mudarão nesta sexta-feira, 6, com a chegada de uma frente fria. Essa mudança trará instabilidades e chuvas intensas, reforçadas por um fluxo de umidade vindo do norte.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná devem registrar volumes significativos de chuva. A partir do próximo sábado, 7, esse fenômeno, impulsionado por um sistema de alta pressão no centro da Argentina, começará a impactar especialmente o Rio Grande do Sul.
No sábado, as temperaturas no Rio Grande do Sul já começarão a cair, sem ultrapassar 29ºC. As máximas no Estado deverão oscilar de 24ºC a 29ºC nas regiões oeste e central. No norte gaúcho, as temperaturas devem variar de 20ºC a 23ºC, enquanto na região litorânea espera-se de 20ºC a 22ºC.
No sul gaúcho, as máximas ficarão entre 18ºC e 23ºC. Porto Alegre deve registrar até 23ºC. Na Serra Gaúcha, os termômetros podem chegar a 16ºC.
Frente fria atinge outros Estados
Santa Catarina também será afetada, com temperaturas vespertinas de 18ºC a 20ºC, na Serra Catarinense. São Joaquim e Lages terão máximas de 18ºC e 20ºC, respectivamente. No sul do grande oeste catarinense, as máximas devem variar de 18ºC a 22ºC, e Florianópolis deve atingir 22ºC.
Durante a noite de sábado, o frio se intensificará no Rio Grande do Sul, com temperaturas abaixo de 20ºC, em grande parte do Estado. Nas partes sul, leste, centrais e nordeste, as mínimas devem ficar de 13ºC a 19ºC, sendo mais baixas na Serra Gaúcha. No oeste e no noroeste gaúcho, as temperaturas devem variar de 20ºC a 25ºC.
Na Serra Catarinense, a sensação de frio será mais acentuada à noite, com temperaturas de até 13ºC em cidades como São Joaquim e Bom Jardim da Serra. Em Florianópolis, a temperatura noturna deve ser de 22ºC.
No domingo 8, o amanhecer será frio no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Estado gaúcho, as mínimas devem oscilar de 13ºC a 18ºC, mas podem cair para 10ºC a 12ºC na região da campanha, no sudeste e na serra. Por exemplo, Dom Pedrito, Canela e Caxias do Sul devem registrar 12ºC, enquanto Bagé e Caçapava do Sul podem alcançar 11ºC.
Em Santa Catarina, a manhã de domingo será especialmente fria na serra, com temperaturas de 10ºC. Em São Joaquim e no Bom Jardim da Serra, as mínimas devem ser de 12ºC, enquanto Florianópolis deve registrar 20ºC.
Temperaturas amenas no domingo
À tarde, mesmo com uma leve elevação, as temperaturas devem permanecer amenas e não superarão os 25ºC, no Rio Grande do Sul, e os 23ºC, em Santa Catarina. No noroeste gaúcho, as máximas podem chegar a 25ºC, enquanto na serra as temperaturas variam de 11ºC a 15ºC. São Gonçalo (RS) e São José dos Ausentes (RS) devem marcar 11ºC, e Cambará do Sul (RS) 12ºC.
Em Santa Catarina, as máximas no grande oeste devem oscilar de 19ºC a 23ºC, enquanto nas áreas mais altas da serra as temperaturas podem atingir 10ºC. São Joaquim e Bom Jardim da Serra devem registrar 11ºC, e Urupema, 13ºC. Nas demais áreas, as máximas devem variar de 16ºC a 22ºC.
No Paraná, o extremo sudeste também sentirá o frio, com temperaturas abaixo de 20ºC durante o dia. Em Curitiba, os termômetros devem variar entre 17ºC e 20ºC.
À noite, a sensação de frio se intensificará, com as temperaturas que vão variar de 13ºC a 20ºC, na maior parte do Rio Grande do Sul. Na Serra Gaúcha, as mínimas podem ficar de 10ºC a 12ºC, com valores pontuais que chegarão a 9ºC no nordeste, próximo à divisa com Santa Catarina.
No Estado catarinense, as temperaturas devem variar de 14ºC a 20ºC, o que pode chegar a 9ºC nas partes mais altas da região serrana.
Confira a previsão do tempo para as capitais nesta quinta-feira, 5:
Norte
- Rio Branco: céu parcialmente nublado, possibilidade de pancadas de chuva;
Macapá: sol com aumento de nuvens à tarde, pancadas de chuva isoladas;
Manaus: sol e aumento de nuvens pela manhã, com pancadas de chuva à tarde;
Belém: sol e períodos de chuva rápida; - Palmas: sol e aumento de nuvens pela manhã, pancadas de chuva à tarde;
Porto Velho: sol entre nuvens, com pancadas de chuva isoladas; e
Boa Vista: sol e aumento de nuvens, pancadas de chuva ao longo do dia.
Nordeste
- Maceió: sol com algumas nuvens e possibilidade de chuva passageira;
- Salvador: sol e poucas nuvens, sem previsão de chuva;
- Fortaleza: céu parcialmente nublado, probabilidade de chuvas rápidas;
- São Luís: sol entre nuvens, com pancadas isoladas de chuva;
- João Pessoa: sol com chuvas rápidas durante o dia;
- Recife: céu parcialmente nublado, possibilidade de chuva passageira;
- Natal: sol com chuvas passageiras ao longo do dia;
- Teresina: sol com aumento de nuvens, possibilidade de chuva à tarde; e
- Aracaju: sol com pancadas de chuva rápidas à tarde.
Centro-Oeste
Leia também:
- Brasília: sol com nuvens e pancadas de chuva isoladas;
- Goiânia: céu parcialmente nublado, pancadas de chuva à tarde;
- Cuiabá: sol entre nuvens, pancadas de chuva típicas da estação; e
- Campo Grande: sol com aumento de nuvens e chuva à tarde.
Sudeste
- Vitória: sol entre nuvens, com possibilidade de chuva isolada;
- Rio de Janeiro: sol com nuvens e possibilidade de pancadas de chuva;
- Belo Horizonte: céu parcialmente nublado, chuva isolada à tarde; e
- São Paulo: sol entre nuvens, com pancadas de chuva no fim da tarde.
Sul
- Curitiba: sol com pancadas de chuva e trovoadas à tarde;
- Porto Alegre: sol entre nuvens, com chuva isolada ao longo do dia; e
- Florianópolis: céu parcialmente nublado, possibilidade de chuva à tarde.
A maluqice geral, aquela que prevê que em 80 anos a temperatura média do planeta vai elevar-se 0,8* C, frente a essa aberração,muda nomenclatura de “aquecimento global” para “alterações climáticas”..
Aqui em minha cidadezinha na fronteira com o Uruguai estava 10º as seis da manhã. Com vento gelado! Cadê o aquecimento global tão anunciado pela GloboLixo?
Eles não entendem o que é sazonalidade.