O frio em Santa Catarina produziu uma sensação térmica de -21°C na madrugada desta última quarta-feira, 14, em Urubici.
A cidade está localizada na serra catarinense. A região é, tradicionalmente, uma das que registra as temperaturas mais baixas do inverno brasileiro.
Conforme o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia do Estado, a temperatura real chegou a -3,6°C às 5h desta quarta-feira, 14.
+ Leia mais sobre Brasil em Oeste
Urupema, também na Serra de Santa Catarina, foi a cidade em que os termômetros registraram a maior marca negativa: -4,6ºC.
Junho tem frio recorde
Apesar do frio desta semana, junho foi o mês que registrou a temperatura mais baixa: -7,2°C, no dia 30.
O clima gelado domina boa parte do Estado. Em razão da massa de ar frio procedente da região polar, mais de 50 municípios catarinenses registraram temperaturas abaixo de 0°C.
A previsão para o fim de semana, no entanto, é de calor. A massa de ar frio que provocou temperaturas intensamente baixas começa a perder força a partir desta sexta-feira, 16.
Situação deve dar lugar a máximas próximas de 30°C
De acordo com o monitoramento da Defesa Civil, o amanhecer de sexta-feira já será menos frio, com temperaturas mínimas entre 10°C e 15°C na maior parte do Estado.
Meteorologistas acreditam que, no período da tarde, as temperaturas máximas poderão se aproximar de 30°C em todo o Estado.
O frio também deixou suas marcas no Paraná. A capital Curitiba teve a quarta-feira 14 com o dia mais frio do ano: 1,3ºC. O recorde deste inverno, porém, pertence à cidade de General Carneiro, onde os termômetros marcaram -5,3°C, com sensação de -9,2°C.