A poucas semanas do início do verão, o frio intenso tomou conta de áreas do Sul e do Sudeste do Brasil nesta quarta-feira, 13. O amanhecer teve temperaturas abaixo de 0ºC e até geada nas áreas mais altas das serras gaúcha e catarinense.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros em Santa Catarina atingiram -0,3ºC, em São Joaquim; 0,4ºC, em Painel; 0,5ºC, em Urupema; 1ºC, em Vargem; 1,2ºC, em Urubici; 3ºC, em Ponte Alta do Norte; 3,2ºC, em Bom Jardim da Serra; e 4,1ºC, em Fraiburgo.
No Rio Grande do Sul, as mínimas foram de 5,2ºC, em São José dos Ausentes; 5,5ºC, em Cambará do Sul; 6,2ºC, em Vacaria; e 7,0ºC, em Quaraí. Porto Alegre registrou 13,5ºC.
As regiões da Campanha e sul gaúcho podem ter rajadas de vento moderadas, de até 50 km/h, ao longo dia.
Segundo a MetSul, o frio intenso é causado pela atuação de uma massa de ar frio associada a um centro de alta pressão atmosférica.
Não há previsão de chuva no Rio Grande do Sul nesta quarta — o predomínio é de sol entre poucas nuvens. O ar frio deve perder força gradativamente, e as temperaturas voltam a subir até o fim de semana.
Leia também: “Massa de ar frio derruba temperaturas no Sul e em parte do Centro-Oeste a partir desta terça, 12”
Frio derruba temperaturas no Sudeste
Além do Sul, diversas áreas do Sudeste também tiveram queda brusca na temperatura durante a madrugada.
No Rio de Janeiro, por exemplo, a máxima de terça-feira 12 chegou aos 41ºC, de acordo com informações do Alerta Rio. Já nesta quarta-feira, o dia começou com apenas 19,7ºC e a máxima não deve passar dos 25ºC.
Com a chegada de uma frente fria ao Estado, também houve registro de temporais nesta quarta-feira, com destaque para a Autoestrada Grajaú–Jacarepaguá (12,6 mm); Campo Grande (12,4 mm); Copacabana (10,4 mm); Barra/Barrinha (7,4 mm) e Sepetiba (6,4 mm).
Já em São Paulo, a temperatura mínima registrada pelo Inmet foi de 15,7ºC, na estação do Mirante de Santana.
Previsão do tempo para o Rio de Janeiro
Segundo a Climatempo, a frente fria avança sobre o Rio de Janeiro nesta quarta-feira e deve ficar “parada” entre o litoral do Estado e do Espírito Santo até quinta-feira, 14.
Nesta quarta, as áreas de instabilidade atuam principalmente sobre a região serrana, no norte e no noroeste do Rio de Janeiro, onde há potencial para temporais isolados.
Leia também: “Previsão do tempo: domingo deve ter frio e chuva”
No Grande Rio e nas demais áreas fluminenses, a chuva também chove no decorrer do dia, com intensidade variável. Em alguns momentos, ela pode ocorrer com moderada a forte intensidade.
Com os ventos frios, a chuva e o céu nublado, a temperatura cai e fica amena o dia todo.
A frente fria se afasta em alto-mar na sexta-feira 15, e os ventos quentes voltam a soprar sobre o Estado. As temperaturas devem ficar em torno dos 30°C até o fim de semana.