O Instituto de Meteorologia (Inmet) expediu quatro alertas meteorológicos para o Sul do Brasil. De perigo potencial a perigos, os alertas se referem ao Rio Grande do Sul, a Santa Catarina e Paraná. Há possibilidade de queda acentuada de temperatura, chuvas intensas e tempestades.
Declínio de temperatura
Para a metade sul do Rio Grande do Sul — incluindo Porto Alegre — o alerta de perigo é de declínio de temperatura. A queda será maior do que 5 graus. O alerta vale até as 8 horas da terça-feira 25.
Ao todo, 87 municípios estão na região de alerta: sudoeste rio-grandense, Região Metropolitana de Porto Alegre, sudeste rio-grandense, centro-ocidental rio-grandense e centro-oriental rio-grandense.
+ Leia as últimas notícias de Brasil no site da Revista Oeste
Chuvas intensas
Para uma faixa no centro do Rio Grande do Sul, o alerta de perigo potencial é para chuvas intensas que vigora até a manhã desta segunda-feira, 24.
A previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm por dia e de ventos intensos (40 a 60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O alerta inclui 101 municípios das seguintes regiões: centro-ocidental rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, centro-oriental rio-grandense, noroeste rio-grandense, sudeste rio-grandense, sudoeste rio-grandense.
Inmet alerta para tempestades nos 3 Estados do Sul do Brasil
Há dois alertas laranjas de tempestade para o norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina.
No primeiro alerta, com validade até a manhã desta segunda-feira, 24, há previsão de chuvas de 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60 a 100 km/h), e queda de granizo. Segundo o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
As regiões afetadas são: Serrana, noroeste rio-grandense, oeste catarinense, Metropolitana de Porto Alegre, nordeste rio-grandense, sul catarinense, centro-oriental rio-grandense, sudoeste rio-grandense, centro-ocidental rio-grandense. Ao todo, 502 municípios estão na área de risco.
Há um segundo alerta de tempestades para a mesma região, com validade até o fim da manhã. Ao todo, 338 municípios estão nas regiões afetadas.
Tempestade no Paraná
Há um terceiro alerta de tempestade, de perigo potencial, para uma faixa na região central — entre oeste e leste — do Paraná. O alerta vale até o fim da manhã.
A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, ventos intensos (40 a 60 km/h), e queda de granizo. Segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
O alerta abrange 141 municípios das seguintes regiões: Metropolitana de Curitiba, centro-ocidental paranaense, noroeste paranaense, oeste paranaense, norte-central paranaense, centro-sul paranaense, centro-oriental paranaense, sudoeste de Mato Grosso do Sul, sudeste paranaense e norte catarinense.