Na sessão de abertura dos trabalhos do Poder Judiciário em 2022, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, criticou a polarização política no Brasil e alertou para o acirramento da disputa eleitoral, a oito meses das eleições presidenciais no país.
Em seu pronunciamento nesta terça-feira, 1°, o magistrado também disse que “não há mais espaço para ações contra o regime democrático e para a violência contra as instituições públicas”.
Segundo o presidente do STF, o Brasil vive hoje um “momento de profunda fragmentação social, de indesejável polarização política e cultural, de indiferença entre os diferentes e de déficit de diálogo social”.
“Precisamos de líderes que estejam atentos a essas transformações e que sejam capazes de engajar ações coletivas e congregar pensamentos opostos”, afirmou Fux.
“Um novo ciclo eleitoral se avizinha. A política e as eleições despertam paixões acerca de candidatos de ideologias e partidos. Embora esses sentimentos sejam legítimos, a política também deve ser visualizada pelos cidadãos como a ciência do bom governo”, prosseguiu o presidente do STF.
Leia também: “Legisladores sem voto”, artigo de Gabriel de Arruda Castro publicado na Edição 96 da Revista Oeste
Para Fux, “as eleições devem ser uma oportunidade coletiva para realizarmos escolhas virtuosas e para proferirmos votos conscientes voltados à prosperidade nacional”.
“Os debates acalorados são comportamentos esperados em um ambiente marcado pela pluralidade de visões. Não obstante, a democracia não comporta disputas baseadas no ‘nós contra eles’. Todos devem buscar o bem-estar da nação”, completou o ministro.
Pandemia
Único integrante da Corte presente ao plenário do STF — os demais ministros acompanharam a sessão por videoconferência —, Luiz Fux lembrou dos impactos da pandemia de covid-19 na vida dos brasileiros e no próprio funcionamento do tribunal.
“Entre os ciclos alternados de altos e baixos pandêmicos, temos aprendido a navegar por esse mar agitado, ora avançando e por vezes retrocedendo alguns passos para progredirmos mais para a frente”, disse o presidente da Corte. “Estamos na direção correta, sempre guiados pelas bússolas da razão e da ciência.”
Ausência
Convidado a acompanhar a sessão de abertura do Judiciário, o presidente Jair Bolsonaro alegou que seguiria para São Paulo, onde acompanhará os trabalhos de resgate das vítimas das fortes chuvas, que já mataram pelo menos 24 pessoas até o momento.
Representando Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão acompanhou a sessão. Também estiveram presentes os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o procurador-geral da República, Augusto Aras, entre outras autoridades.
A pauta do STF
Ao longo deste ano, o STF terá uma série de julgamentos importantes. Oeste fez uma seleção destacando temas que devem ser analisados pelos ministros no primeiro semestre, entre os quais a obrigatoriedade do passaporte da vacina para entrar no Brasil e o marco temporal de terras indígenas.
Faça alguma coisa de útil sr.”ministro togado”…
Discurso beócio é cretino! Filho de satanás!
Um sujeito Patetico, principalmente com esta peruca ridicula como as atitudes do grupo de juizes mediocres!!
Tarde demais Sr. Ministro o “nós contra eles” começou aí no STF mas serviu de lição para o povo brasileiro que acordou a duras penas; caíram todas as máscaras de quem realmente é inimigo do Brasil.
Os rábulas subversivos dessa bosta chamada STF realizam todo tipo de sacanagem com o povo brasileiro. E ainda querem dar lição de moral. Os caras libertaram, e anularam os processos do maior ladrão do mundo ” Luís Inácio Lula da Silva, e ainda falam em polarização. Enfie no cú esse discurso fuleragem que nem lí. Os comentários são mais interessantes pra ler.
Não é nós contra eles, são eles (os ratos) contra o Brasil
Peruquento xexelento!
Não há palavra mais prostituída no século XX e começo desse XXI que o adjetivo “democrático”.
Mas esta é e sempre foi a estrategia da esquerda, me lembro muito bem do discurso de ódio do bandido favorito quanto perderam as eleições,
“Agora vamos polarizar tudo mesmo”
Isto mostra bem que eles só querem o poder nunca estiveram preocupados com o povo, a prova disto, há sim claro, eles votaram contra o aumento do Bolsa família ( novo auxilio Brasil) e contra o marco legal do Saneamento Básico, só isto.
ESSE É CANALHA E SONSO!!
Quando esse urubu abre a boca para falar de democracia chega a me embrulhar o estômago 🤮 acabar com a polarização? Como se eles são os primeiros a fazer diferença e perseguir o executivo e todos que são de direita? Perseguição as instituições? Faz-me rir, será que ele acredita mesmo no que diz, como no outro discurso que disse que os brasileiros estavam com o 5TF? É um lunático mesmo, assim como seus comparsas de toga 🤢
Alguém avisa à excelênça que não há polarização na Coreia do Norte nem na China.
Por lá, há plena concordância de ideia. Se é que vocês me entendem.
Ótimo!! Que bom Sr fux, que tal começar pelos Srs ministros hen! Deixem de ser militantes políticos, deixem de ser atravessadores dos demais poderes, deixem de ser advogados de bandidos, ou seja deixem de meter a colher onde não devem!! SEJA UMA CORTE CONSTITUCIONAL, COM JUÍZES DE VERDADE!!!! Abram mão desses montes de penduricalhos e vantagens que Srs tem, o povo sofre e vcs não fazem nada, apenas atrapalha,!!!
Hj se for fazer uma pesquisa a grande maioria dos brasileiros acha que STF é irrelevante para o Brasil eles ministros não contribuir para o crescimento do Brasil
isso tem haver com sua conversinha com o “Daniel” vulgo Zé Dirceu , antes de ser nomeado ministro??????????
Resumo da ópera, seja concursado ou não, STF se nivelou por baixo.
Concordo plenamente que “não há mais espaço para ações contra o regime democrático e para a violência contra as instituições públicas”.
Entao, soltem os presos politicos presos sem o devido processo legal, devolvam o mandato de deputado cassado por expressar sua opinião, pareme por ai vai…
Parece brincadeira o presidente do stf falar em regime democrático com as barbaridades que seus pares tem cometido!
Quanta demagogia desses anti democráticos, poderia mudar o nome de STF para A PRAÇA É NOSSA!!!!!!
Quem não concorda com as ideias da esquerda é anti democrático? Não posso ser contra o assalto nas contas públicas? Não posso ser contra a doação de impostos para Cuba, Venezuela, Bolívia e ditaduras africanas. Não posso ser contra o aborto?
O fim do nós (o Brasil que presta), contra eles ( o “stf”, Ninho de Ratos, e a corja esquerdista), só acontecerá quando não estiverem mais onde estão.
Este Fux e uma grande piada!!!!
O STF não tem moral pra falar em democracia. É o órgão que pratica as maiores inconstitucionalidades.
Quanta hipocrisia! Todos sabemos como chegou lá, quantas promessas e jeitinhos, e até a filha mama no estado. Enquanto houver vagabundos e bandidos, vai ter sim, nós contra eles. E quem deve ter tolerância são os crápulas travestidos de ministros, que deviam, no mínimo, defender a constituição do país. Hipócrita vendido.
O que é ruim ainda vai piorar, o próximo presidente desse treco, será Madame Min, ainda não chegamos ao fundo poço.
A hipocrisia sem limites de Fux é tão explícita, que até parece que ele não se agachou à tirania de Alexandre de Imorais e às tentativas explícitas de Barrosão de camuflar antecipadamente a apuração da eleição para Presidente.
Apenas comprovou que o STF é uma vergonha nacional e não respeita a nossa constituição.
Estes palhaços togados acham que o povo é ( ainda é ) idiota ! Não saem às ruas ,ficam em suas bolhas, e vivem num mundo maravilhoso paralelo regado à lagosta e vinhos premiados,e não têm noção de como o povo ou o Brasil realmente é !!! Rasgam a constituição diariamente e vem falar em defesa dela?? Palhaçada !!!!
O grau de dissonância cognitiva dos apequenados integrantes atuais desse tribunal é simplesmente inacreditável – eles realmente vivem em um mundo paralelo desprovido de espelhos.
Único juiz de carreira desse colegiado, deveria conduzir o tribunal a atuar dentro de suas prerrogativas constitucionais, e não ficar falando asneiras e emitindo juízos de valor. Cínico!
O que este cara tem a ver com polarização política, ele é do poder Judiciário, por lei nem pode falar em política. Entretanto vejamos, pela fala deste cretino, o STF virou Partido Político, quer moderação, o partido dele STF não pode sofrer críticas, visto que ele é SUPREMO, todos temos que nos curvar aos ideais supremos. VÃO PRO INFERNO, BANDO DE DESAJUSTADOS, MISERÁVEIS LACRAIAS, SÃO UMA VERGONHA, ESTES SIM ATENTAM CONTRA A DEMOCRACIA COM SEUS ATOS AMALUCADOS.
Espelho e óleo de peroba nele.
Luiz Fuça Bosta Brunet. É isso que eu penso desse nanico.
Pergunte para esse sujeito aí o que ele entende por regime democrático! Quem são os “eles”? São “nós contra eles” ou Eles contra nós”? No mínimo o juizeco aí está a referir sobre o caso emblemático do Alex Luthor x Bolsonaro. Desde quando ditadura do judiciário é regime democrático?
Isso é um juiz ou militante político? Candidate-se a cargo político!
Rasgadores da Constituição e das leis, indecentes e arbitrários, perseguidores de quem não compactua com sua ideologia. Esse STF é asqueroso! Que moral tem quem acabou com o estado direito no Brasil?
Foi só Bolsonaro contrapor aos arroubos do Alexandre de Moraes e vem esse aí dar aula de como um lider deve liderar!
Esse STF sempre provocando, não aceita nunca um enfrentado, aí é so mi mi mi!
Quanto mais o STF fala pior fica. Este ditadores, lunaticos e hipocritas pensam que todos os brasileiros são idiotas!
É só colocar o LULA ladrão de volta na cadeia que o Brasil fica em paz .
STF o grande mal do Brasil…
Não dá ministro Fux, se o Gilmar, o Moraes, o Dória, a Rosa, o Lula, o Maduro, o Lewandovsky, o Marcola e o Toffoli forem “ELES”, eu serei o “NÓS”, sempre e vice-versa. Ser “NÓS ou ELES”, não diz respeito a uma questão de opinião num assunto corriqueiro, onde as opiniões divergentes podem ser respeitadas e trabalhadas por serem de pessoas bem intencionadas emitidas numa sociedade democrática onde imperam as leis. Diz respeito a liberdade de um parlamentar cerceada, a direitos fundamentais, à soltura de traficantes, terroristas e criminosos, à falta de explicações sobre uso de dinheiro publico levando a pobreza de milhões de brasileiros, a corrupção deslavada, à venda de sentenças, a inquéritos ilegais, a flagoroso desrespeito à constituição dos quais o Sr, tenho certeza, sente vergonha, pois no fundo sabe do que falo. Venha para o “NÓS”ministro, traga outros consigo, não sou ninguém, mas estarei aqui para cumprimentar-lo! Contudo, não dá para conviver com “ELES”, até que percam o seu poder ou sejam presos ou banidos da sociedade.
Esse ministro do stf de nome Fosso não libertou os presos políticos até agora.
Não pediu a obrigatoriedade ao M do pacheco para abrir impitiman do xandão até agora.
Mimizento do stf obrigou o covarde pachequinho a abrir CPI e a gastar milhões do pagador de impostos. CPI formada por alguns membros canalhas que são corruptos e estão com processos aí no stf.
Stf a maior vergonha do mundo, membros da corte medíocre acabam com a economia, empregos…
Em 2023 Bolsonaro indicará mais 2 para melhorar um pouco esse lixo.
Também, se fizermos nossa parte de votar 27 senadores compromissados com o Brasil quem sabe antecipamos a troca de alguns ditadores do stf.
Ou seja, votem no Moro. Mas não vai dar, né?
Que lindo, até parece que era não tem nada a ver com tudo isso, hipocrisia solta
Fux…..https://www.youtube.com/watch?v=MwymbuznQH0
Quer parar com Polarizacão SR Ministro? -É só parar de tomar partido e respeitar a constituição.
Nós contra eles é o STF vs Conservadores
Nem precisamos ler o q falou p saber que é mais um blábláblá. Duro e ter q aturar toda semana uma ingerência nos outros poderes como é praxe do STF e ver q o isentao do Pacheco continua dormindo em berço esplêndido q deve durar até o fim de seu mandato. Depois disso n ganha nem síndico.
A unica Polarizacao politica é o STF ter virado comunista/PSDBista
O Min. Fux reclama de desagregação da Sociedade, mas falta espelho ao STF, já que suas decisões são as mais desagredoras possíveis. Ataques de todos os lados: Jornalistas, Deputados, ….. e, absurdo até no nosso Presidente.
É só parar para pensar e avaliar os estragos sociais causados por Min. ideólogos deste Tribunal!
A população brasileira tem três inimigos terríveis: a pandemia, o STF e o ladrão do Lula.
O próprio STF é o primeiro a provocar polarização, rasgando diariamente a Constituição Federal e aceitando denúncias vazias agindo como militante político
Que Vergonha Sr. Fux…!!! 🤨🤨🤨👁️👁️👁️
Pois é, esse poderoso presidente do STF, foi aquele que manteve por 4 anos LIMINAR para pagamento do IMORAL e ILEGAL AUXILIO MORADIA, aos coleguinhas juízes, procuradores e assemelhados utilizando recursos públicos que fazem muita falta à nossa pobre população sem trabalho, saúde, moradia, segurança, saneamento, enfim o pais que o STF fala DEMOCRATICO, deve ser outro.
Gostaria que a boa imprensa da revista oeste, apurasse qual foi o dispêndio com essa turma nesses 4 anos de vigência dessa imoral LIMINAR, que só foi arquivada quando os ministros do STF receberam 16,3% de aumento salarial e por consequência aumentou o TETO dessa moçada patriótica.
Impressiona, como alguém que aparentemente deveria estar ao lado lei, profere um discurso na direção errada, esse palavreado jogado na direção do presidente , está totalmente com o foco errada, vire a flexa 360° e estará acertando no alvo.
Correção 180° acerta o alvo.
Falou o senescal de Sérgio Cabral, que se ajoelhou para beijar os pés de Adriana Ancelmo. Teremos paz e unidade democrática sim, Fux, quando você e toda sua camarilha de corruptos se tornarem apenas vagas lembranças!
O STF que virou um partido politico vem falar em pacificação. O recado tem de ser enviado para Alexandre de Moraes e Barroso. Não tem oportunidade que esses dois não façam política.
Essa bagunça toda ,quem patrocina é o próprio STF.
Vê se volta para a realidade canalhao
Esse cara não tem espelho em sua casa.