Com a grande quantidade de água que se acumula nas vias de Porto Alegre, um grupo de garças tem comido peixes mortos, que foram arrastados pela enchente até a área urbana, na zona sul da capital gaúcha.
A avenida Praia de Belas se transformou em um “riacho” com a presença das aves. O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) aponta três causas: o Rio Guaíba a 3,81 metros, o arroio Dilúvio sobrecarregado e o escoamento dependente da gravidade.
Na tarde de quarta-feira, 29, a avenida Praia de Belas e arredores foram novamente inundados. Moradores da cidade tiveram que deixar seus prédios com a água chegando à altura das canelas.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Mais mortes por leptospirose são confirmadas no RS
Na manhã de quarta-feira, 29, foram registradas 169 mortes no Rio Grande do Sul devido às chuvas. Além disso, 44 pessoas continuam desaparecidas e 629 mil estão desabrigadas ou desalojadas.
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre confirmou mais duas mortes por leptospirose, elevando o total para sete. Além disso, há 141 casos confirmados e 10 mortes sob investigação.
Autoridades recomendam que a população use botas e luvas para evitar contato com a água contaminada, devido ao risco de doenças como a leptospirose.
Só para esclarecer: As garças não estão comendo “peixes mortos”, mas lambaris vivos que circulam nas águas da capital, trazidos pela enchente! Elas não se alimentam de peixes mortos e são exímias “pescadoras”!