Caso tem a ver com transmissão de jogos de futebol; denúncia foi feita por um clube esportivo
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu um inquérito para apurar suposto monopólio da Rede Globo sobre os direitos de transmissão do futebol. A investigação iniciou-se na sexta-feira 25 e tem 180 dias para ser concluída, de acordo com nota técnica divulgada pelo órgão. Tudo começou depois de um clube esportivo (o Cade não revelou o nome) denunciar a emissora. Conforme a acusação, a Globo estaria valendo-se “de ações judiciais para impedir que sua concorrente, a Turner, transmita jogos do Campeonato Brasileiro”. Proprietário do canal TNT, o Grupo Turner é concorrente da emissora pelos direitos de transmissão da competição.
Leia também: “SBT mina o desejo da Globo de recuperar a Libertadores”
Para o Cade, o fato de a Globo ter entrado com um processo contra a Turner, para impedir que ela usasse a Medida Provisória (MP) 984/2020 de modo a exibir jogos, configura uma intimidação à concorrência em um mercado que já é fechado. E que fica ainda mais difícil de se investir com um grupo econômico repreendendo quem tenta entrar no negócio. “As características do mercado de transmissão de jogos de futebol — com poucos agentes econômicos e marcado pela clara existência de posição dominante — podem desvirtuar o paradigma de ‘competição no mercado’ por uma competição ‘pelo mercado’, sobretudo no caso de negociação de campeonatos inteiros”, explicou o Cade.
Suposto monopólio? E podem ter certeza que tem muito dinheiro de propina envolvendo a CBF e a tal CONMEBOL . Os horários e até os dias dos jogos, claro, tudo determinado pela emissora. Se chegarem na Seleção Brasileira então é que muito esqueleto vai sair do armário. Parabéns pelo artigo e continuem de olhos porque ainda tem muita lenha para queimar nessa história.
O CADE acordou, depois de ficar hibernando por 35 anos.
Antes tarde do que nunca!
Antes CADE do que nunca.
Deixei de ver futebol brasileiro, só libertadores no SBT.
Não sintonizamos em Globo, unicamente porque é impatriotica, mentirosa e de viez comunista.
E não aceito que sintonizem em salas de espera, restaurantes e locais públicos. Faço reclamação COM AS DEVIDAS JUSTIFICATIVAS. Se está no BRASIL não pode destruir um GOVERNO, ainda mais com mentiras, desonestidade.
Hoje a Globo expõe seus próprios repórteres e funcs ao ridículo, ao linchamento, sem qq preocupação.
Ora, ora. Me fala uma novidade.