O Ministério da Saúde, sob o comando de Nísia Trindade, está deixando os Estados sem estoque de insulina para atender os pacientes.
No Rio Grande do Sul, a Secretaria da Saúde admitiu o problema e afirmou que está remanejando os estoques entre as cidades que mais precisam.
De acordo com a pasta, a responsabilidade pela compra e pela distribuição é do Ministério da Saúde. De acordo com reportagem do jornal O Globo, a situação se repete no Ceará, no Acre e em Goiás. Em Anápolis, os pacientes não encontram insulina desde fevereiro.
O estoque também é limitado nos Estados de São Paulo e Rondônia, com insulina de ação rápida suficiente apenas para 45 e 60 dias, respectivamente.
Compra emergencial de laboratório da China
Nos dois últimos pregões abertos pelo Ministério da Saúde, a pasta não conseguiu comprar o medicamento de empresas registradas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Em nota publicada no início de abril, o ministério admitiu que o estoque de insulina rápida acabaria a partir de maio.
A “solução” encontrada pelo governo foi abrir uma compra emergencial. Foi o que aconteceu em 20 de abril, quando o ministério fechou acordo para adquirir 1,3 milhão de tubetes de insulina da chinesa Globalx Technology Limited.
O laboratório, no entanto, não possui registro na Anvisa. A compra é contestada pela Sociedade Brasileira de Diabetes, que questiona a qualidade da insulina adquirida.
Alerta do Tribunal de Contas
No fim de março, o Tribunal de Contas da União (TCU) alertou o ministério sobre o risco de faltar insulina para diabetes nos Estados.
A fiscalização realizada pela Corte foi aberta a pedido do Congresso Nacional para apurar eventuais “irregularidades existentes nas compras, nas entregas e no armazenamento dos medicamentos utilizados no tratamento de diabetes”.
O engraçado que esse governo tudo pode, se fosse na gestão anterior já teria sido embargado a compra pela Anvisa, STF, TSE, OAB, PF, CUT, FUNAI, Greenpeace e por aí vai, se metiam em tudo. Só eles sabiam o que era melhor para o país.
Tudo nesse governo é esquema.
Pergunta.
Porque comprar da China, se o Brasil produz em MG.
Tem que se investigado quem vai receber a PROPINA.
Breve estarão ativando o CONSORCIO NORDESTE e a ANVISA comprando RESPIRADORES, VACINAS, MEDICAMNETOS EM GERAL, em uma empresa que vende maconha e nunca entregou nada.
Até hoje ninguém foi responsabilizado e os milhões de R$ SUMIRAM!!!
Oeste sem Filtro favor entrevistar o CEO da multinacional dinamarquesa Novo Nordisk que fabrica mais da metade de toda a insulina consumida no planeta. A fábrica da farmacêutica em Montes Claros (MG),sozinha, é responsável por 15% da produção mundial, exportando diretamente para 57 países. É a maior fábrica de insulina da América Latina.
CPMI da Falta de Insulina. Punir e demitir os incompetentes.
Que informação interessante, por ela percebe-se que foi caso pensado a falta de insulina para realizar a compra emergencial de empresa já definida. O problema é sujeitar os pacientes a produtos de qualidade suspeita. O que mostra o amor ao dinheiro e o descaso com a vida.
Tudo errado, de cabeça pra baixo: 1. é o TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO e não o MINISTÉRIO DA SAÚDE que identificou o baixo estoque de insulina nos hospitais públicos; 2. Importa-se, (compra-se) da CHINA, pagando-se preço exorbitante, ao pretexto de situação emergencial, para burlar a lei de licitações; e, 3. sem a aprovação da ANVISA ( Agencia Nacional de Vigilância Sanitária), o que é mais grave ainda por colocar em risco a saúde e a vida da população dependente desse produto. Se fosse no governo Bolsonaro abrir-se-ia logo uma CPMI, como ocorreu no caso da COVID-19.
TEM CAROÇO NESSE ANGÚ!
Fico me perguntando o que foi que a “equipe de transição ” fez de diagnóstico da situação. Onde está a transparência dos ” relatórios de diagnóstico ” sobre a pasta da Saúde ? E quais recomendações foram feitas ?
Vamos ver a conta da Ministra e de seus acessores diretos até a entregas destes produtos.
Informação útil mas incompleta. Por que a previsão de consumo não feita? Se foi feita por que não executada a compra em tempo hábil? Se houve necessidade de compra emergencial, quais as opções de compra e preço? Mesmo que a reportagem não saiba essas respostas, as perguntas deveriam constar no texto. Alardear a possibilidade de irregularidade desse governo é mais do mesmo. Dizer que é preciso investigar é frustrante. Dar pautas para a cobrança é mais adequados para quem quer acompanhar os fatos.
QUE DEUS PROTEJA A QUEM TOMAR ESSA INSULINA DA XINA
Cadê a oposição para contestar e solicitar processo de investigação aos negacionistas e incompetentes do governo Lula! Não pode dar trégua aos vagabas!
Desculpem, não me parece incompetência. A equipe de transição, ainda em 2022, com quase mil integrantes não conseguiu detectar isso? Quantidade disponível dividida pelo consumo previsto não é aritmética muito complexa, mesmo para os integrantes desse desgoverno.
Perfeito. Talvez fosse o caso de acrescentar que a recente visita do Stalinácio à China já está gerando frutos. Para eles, claro.
Se fosse Bolsonaro deixando os estoque de insulina zerarem e depois sair comprando de qualquer birosca – a midia estaria fazendo escândalo chamando o presidente de Genocida.
Mas, como o grande Pai paga bem – só passam a materia por cima e segue adiante.
É a típica emergência fabricada. A incompetência e a letargia do governo não permite fazer o que tem de ser feito no dia a dia, pois só ficam o tempo todo falando do governo anterior e enquanto isso, não faz coisas simples como comprar medicamentos. E ainda que processo de licitação possa ser demorado, já se passaram quase cinco meses de desgoverno. Pior ainda é adquirir medicamento sem registro na Anvisa. É mais um do governo que tem de se explicar, como em tantos outros episódios desse desgoverno. Não tinham plano de governo enquanto na campanha eleitoral e não tem nada ainda. Continuam falando do governo anterior por não ter absolutamente nada pra dizer de positivo do atual.
Esse desgoverno é uma vergonha, em nível internacional, para o Brasil e seu povo. O mundo inteiro sabe ao que veio o amontoado de criminosos que desgovernam nosso país, veio para roubar, vingar e quebrar.
Só tem gente incompetente neste desgoverno, a começar pelo chefe que é ladrão, corrupto, mentiroso e comunista.
E se entrou no Pais produto sem fiscalização da Anvisa, e todo mundo sabe, essa também deve ser investigada!
A empresa Dinamarquesa e o Ministério da Saúde devem ser investigados!
É golpe desse desgoverno. Temos insulina registrada na ANVISA para ser adquirida. Só não enxerga quem coloca uma venda nos olhos. Vergonha!!!!!
Aff… Mil vezes aff…
Comi sempre esse desgoverno voltado sempre p o lado de sua benéficos aplicou mais uma vez em cima da população brasileira
Provavelmente a culpa será do Bolsonaro que não fez um planejamento de longo prazo para a compra do insumo.
Aqui em minha cidade tem uma enorme indústria que fabrica insulina de excelente qualidade. É uma multinacional dinamarquesa (não vou dizer o nome) e tenho a impressão, isso daí já não sei mesmo, que pelas dimensões dessa indústria, deve dar para abastecer todo o país, facilmente e com muita folga. O que está acontecendo? Essa indústria está exportando para outros países e não está abastecendo o mercado interno? Ou é mesmo mais uma maracutaia desse desgoverno com esses chineses? Isso tem método.
Com dedicatória especial ao almirante barra, da anvisa…
A insulina de ação rápida está em falta em todo o Brasil. Ela é fundamental para os diabético podendo levá-los até a morte caso não a tenham em mãos.
A empresa Nordisk da Dinamarca está com falta do produto desde fevereiro. Trata-se de uma empresa particular com importador em São Paulo, e não deram nenhuma explicação para os usuários.
Tem explicação ????
QUEM DEPENDE DE INSULINA PODE MORRER . Será que está claro ????
Tudo nesse governo é falcatrua. Mas na área de saúde é muita covardia. Insulina sem aval da ANVISA…. Vinda da China…..
Logo depois da viagem a China do acéfalo! Será??????Imagina só coincidência! Bando de vagabundos!
O magnânimo Alexandre de Moraes não vai dar 24 horas para a sinistra da Saúde, que não é médica, dar explicações sobre a sua incompetência ?
No Brasil existem milhões de diabéticos que não podem ficar à mercê de situações dessa natureza por má gestão.
Talvez a explicação seja de a sinistra, a exemplo de seu Chefe, passar o tempo todo olhando para o retrovisor para difamar o ex-presidente Jair Bolsonaro ao invés de olhar para o futuro visando o bem estar da população que depende desses medicamentos.
Imagine!!!!! Será que tem mais diabéticos que doentes pela Covid no Brasil? Aliás doença esta que sem insulina, pode levar a cegueira, paralisia, morte, porém no caso do covid todos sabíamos que o percentual de letalidade sempre foi baixo, massss a mídia e os vagabundos de esquerda sempre esforçaram-se para criar este monstro que nunca foi.
Olha o gollllpe ! Mas tbém pra um bando q toma experimento sem aval da Anvisa o que é insulina xing king
“LÁ VAI O BRASIL, DESCENDO A LADEIRA “