O governo de São Paulo montou um gabinete de crise para lidar com as chuvas intensas que caem sobre diversas regiões do Estado. As precipitações começaram a se intensificar nesta quinta-feira, 26.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Com a chegada de uma frente fria, os níveis de acumulados de chuva podem variar nas próximas horas, especialmente nas regiões do litoral norte, Vale do Paraíba, litoral sul, capital paulista, Região Metropolitana de São Paulo, região de Campinas, Sorocaba e Bauru.
Chuvas intensas em pleno Natal
Na noite da quarta-feira 25, moradores de Campinas foram alertados para o risco de enxurradas e inundações por meio do sistema Cell Broadcast. Essa foi a primeira vez que o sistema de alerta sonoro da Defesa Civil foi utilizado para alertar a população.
Na capital paulista, as chuvas intensas resultaram em alagamentos em várias regiões da cidade. Além disso, 26 mil imóveis ficaram sem energia elétrica.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), a combinação de altas temperaturas com umidade elevada estimulou a formação de chuvas de forte intensidade.
As regiões mais afetadas da capital paulista
As áreas mais afetadas do município incluem bairros da zona sul, como Campo Limpo, M’Boi Mirim e Vila Mariana. Regiões na zona oeste e no centro, como Pinheiros e a área central da Sé, também foram impactadas.
O CGE ainda emitiu alertas sobre a possibilidade de alagamentos intransitáveis e transbordamentos de rios e córregos. Há também risco de queda de árvores por causa dos ventos fortes, além de desabamentos e deslizamentos de terra em áreas de risco.