A Defesa Civil do Estado de São Paulo renovou o alerta de risco elevado para incêndios até a próxima terça-feira, 10. O Mapa de Risco, uma ferramenta tecnológica usada para monitorar queimadas durante a seca, mostra riscos de incêndios em todo o Estado.
Os focos estão nas regiões metropolitanas de São Paulo (Mairiporã e Jaraguá), Vale do Paraíba (Cunha), Campinas (Monte Alegre do Sul, Bom Jesus dos Perdões, Piracicaba e Valinhos), Bauru (Dois Córregos), Marília (Pompéia), Franca (Pedregulho) e Araçatuba (Braúna e Ilha Solteira).
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) do Estado, as regiões norte, noroeste e oeste devem continuar com tempo seco nos próximos dias. Não há previsão de chuva.
São Paulo registra altas temperaturas
As temperaturas seguem em alta, e a umidade relativa do ar está em níveis críticos, abaixo de 35%. Isso causa sensação de calor intenso. Na Região Metropolitana de São Paulo, as temperaturas podem chegar aos 33ºC.
Em São José do Rio Preto e Araçatuba, os termômetros podem marcar até 38ºC. Em Presidente Prudente e Marília, as máximas podem alcançar 39ºC, com umidade abaixo de 15%. Já em Campinas, Sorocaba, Araraquara e Bauru, a previsão é de 36ºC. Em Franca, Barretos e Ribeirão Preto, as temperaturas podem chegar a 37ºC, com umidade abaixo de 20%.
Leia também: “Chuva alivia tempo seco em SP, mas calor volta no fim de semana”
Na região de Itapeva, a temperatura máxima esperada é de 36ºC, com umidade abaixo de 25%. No Vale do Paraíba, as máximas podem chegar a 33ºC, com umidade inferior a 30%. Na Serra da Mantiqueira, a máxima prevista é de 27ºC, com umidade relativa do ar também abaixo de 30%.
Desde o último domingo, 1º, 81 unidades de conservação na região metropolitana e no interior de São Paulo fecharam. A medida é temporária e visa a mitigar os riscos de incêndios florestais, que ameaçam os visitantes e as áreas de preservação.
A Fundação Florestal (FF) informou que o fechamento segue até 12 de setembro. A equipe revisará a decisão conforme as condições climáticas.
Durante esse período, equipes da fundação estão mobilizadas para prevenir, monitorar e combater incêndios. Elas também prestam suporte às comunidades vizinhas.
Homem é preso por causar incêndios
A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) informou que prendeu em flagrante um homem de 34 anos na região central de Franca. Ele iniciou um incêndio em um terreno na quinta-feira, 5.
Testemunhas chamaram a Guarda Municipal, que controlou as chamas sem a necessidade dos bombeiros. Outros 32 envolvidos fugiram e ainda estão sendo procurados.
Mais 12 pessoas foram detidas por provocar incêndios em vegetação. Destas, duas estavam em Franca, três em Batatais, duas em São José do Rio Preto, uma em Jales, uma em Guaraci, uma em Pindorama, uma em Salto e uma em São Bernardo do Campo.
Em Porto Ferreira, a Polícia Ambiental autuou dois homens que atearam fogo na vegetação para limpeza. A Polícia Civil investiga todos os casos, que, segundo a SSP, não têm ligação entre si.
Essas queimadas, estão parecendo ações terroristas para atacar o nosso agro.