Plano de Investimento para Agricultura Sustentável foi lançado nesta semana; iniciativa é fruto da parceria do governo federal com a Climate Bonds Initiative (CBI)
Aumentar a produção agrícola, mas com apoio em medidas e tecnologias que ajudem na preservação do meio ambiente e demais recursos naturais. Esse é o recado que governo federal dá por meio do “Plano de Investimento para Agricultura Sustentável”. Desenvolvido a partir da parceria do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Climate Bonds Initiative (CBI), o material foi divulgado na terça-feira, 23, durante evento online.
Leia mais: “‘Nessa pandemia, o campo não parou’, comemora Bolsonaro”
À frente do Mapa, a ministra Tereza Cristina participou do webinar que apresentou o plano ao trabalho do campo e ao público em geral. Antes de mais nada, destacou que o projeto tem como intuito mostrar a força do Brasil no chamado “mercado de títulos verdes”. De acordo com ela, o relatório, que está disponível em inglês no site do CBI, ajuda a entender o que já foi feito nesse cenário e o principal: mostra oportunidades de negócios para o agronegócio do país.
“Uma potência agroambiental”
“Queremos ser protagonista desta nova tendência. Daí a importância de se fortalecer esse mercado de finanças verdes no Brasil, que é uma potência agroambiental, comprometida com a sustentabilidade”, disse a ministra. Tereza Cristina ainda reforçou que o plano surgiu em novembro, quando assinou protocolo com a CBI, entidade de alcance mundial que atua em virtude de emitir certificação de títulos verdes.
Assista ao webinar
https://www.youtube.com/watch?v=bOR4NWC2dtE