A ponte sobre o Rio Caí localizada no quilômetro 174 da BR-116, que conecta Nova Petrópolis a Caxias do Sul no Rio Grande do Sul, teve sua estrutura comprometida devido a intensas chuvas na serra gaúcha e foi interditada pelo governo federal por tempo indeterminado.
A deterioração de uma das pilastras e rachaduras visíveis na pista causaram o bloqueio de veículos e pedestres na passagem desde a noite deste domingo, 12, de acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM).
Uma inspeção técnica foi realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na manhã desta segunda-feira, 13, e confirmou a decisão de interditar preventivamente a ponte, que apresenta um espaço maior entre os apoios.
O DNIT reportou que um dos pilares está gravemente danificado, com um risco iminente de colapso.
“Um pilar está totalmente comprometido e pode colapsar a qualquer momento”, destacou o departamento em uma nota.
O órgão federal informou ainda que o local está adequadamente sinalizado.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Impacto das chuvas e cheias do rio
Os problemas são agravados pela nova cheia do Rio Caí, que atingiu 6 metros acima do nível normal. Com isso, os riscos foram elevados e intensificou-se a necessidade de interdição.
O caminho direto entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul já não era possível devido a outros bloqueios na rodovia. A ponte ainda era a única via de acesso entre as localidades.
Infelizmente o traçado de estradas segue interesses polítiqueiros e via de regra, não é a melhor solução sob o ponto de vista técnico. Pelo visto, é uma obra antiga, do tempo do Getúlio Vargas, e que ao que parece, não levaram em consideração a cheia de 1941, tempo em que o governante citado estava no comando do país. Era para durar mais tempo, mas é isso que acontece neste país., o mal político.
pelo que aconteceu até agora, a reconstrução da ponte e da ponte deve ser repensada. Mudar o projeto e o trajeto é mais viável. A estrada e a ponte tem uma história muito comentada e autorizada por GEtúlio Vargas que seus engenheiros tinha outro projeto passando por outras localidade mais próximas de Canela e Gramado.
Inelizmente, passeis com a minha família até Nova Petrópolis, Picada Café, Gramado e CAnela por ali não beremos tão cedo.