A ministra da Cultura, Margareth Menezes, anunciou 30 propostas para discussão no Congresso Nacional como parte do novo Plano Nacional de Cultura para os próximos dez anos. Entre elas, destaca-se a polêmica promoção do uso da “linguagem neutra” em ambientes educacionais.
Caso seja aprovada, essa medida implicaria a capacitação de estudantes, educadores e gestores para adotarem termos como “todes” em vez de “todos” ou “todas”, e “menine” em substituição a “menino” ou “menina”, informou a Veja.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A proposta tem causado divisões, principalmente entre os setores mais conservadores. O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e crítico ferrenho dessa medida, já havia, como vereador em Belo Horizonte, conseguido aprovar uma lei que proíbe o uso da “linguagem neutra” nas escolas municipais.
O parlamentar reafirmou seu compromisso com a preservação da língua portuguesa tradicional. “Em BH, não tem mais ‘todes'”, contou Nikolas. “A língua portuguesa será respeitada.”
Atualmente, a proposta aguarda análise pela Comissão de Educação da Câmara.
Tramitação da proposta
A promoção da “linguagem neutra” foi uma das resoluções aprovadas em um grande evento em Brasília, que contou com a participação de mais de 4 mil pessoas de diferentes setores artísticos e de entretenimento. O presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva também compareceu e discursou justo aos progressistas.
Além da “linguagem neutra”, o Plano Nacional de Cultura propõe que os programas educacionais recebam financiamento de um fundo mantido por uma parcela dos impostos sobre a renda de pessoas físicas e jurídicas. Este fundo visa promover a “diversidade de linguagens e assegurar a inclusão universal nos processos educativos e culturais”.
Perspectivas sobre a aprovação
Conforme divulgou a Veja, fontes próximas ao presidente Lula indicam que ele está cauteloso em seu envolvimento direto nesse debate controverso por enquanto.
Analistas políticos acreditam ser improvável que a proposta de “linguagem neutra” apresentada pela cantora e ministra baiana prospere no Congresso, dada a resistência dos parlamentares mais conservadores e a necessidade de consenso para a realocação de recursos fiscais para tal fim.
Infelizmente, este Presidente não goza do mínimo de competência para Administrar o Brasil. Precisa ser avisado que o Presidente não é dono do Brasil. Trata-se de simples mandatário do Povo Brasileiro que, lamentavelmente, está mal representado por este indigno Senhor. Este, Luiz Inácio Lula da Silva, sob minha ótica, é a vergonha do Brasil e a tortura de seu Povo. Somente os desinformados e os desinteressados pelo bem do Brasil estão ao lado deste famigerado Presidente imposto pelo sistema no Cargo que hoje ocupa de forma vexatória.
É uma importante medida para resolver a tragédia do RS. Todas as vítimas serão tratadas por ‘flagelades’.
Mais uma tentativa de se ampliar a ditadura das minorias. No Brasil de hoje é só isso que vemos. Infelizmente.
Cadela petralha de rezo todo dia para que vocês morram, mas bem devagar, sofrendo muito como nosso rio grande
Essa sambista de araque não completou o primário e quer mudar a língua portuguesa ?.. Apoiada pelo amigo analfabeto?.
Vai com fé Nikolas. Bota prá quebrar.
Administração Woke Sa.
Enquanto faz a festa com a cantora “Parque Temático” ,socorro mesmo, neca de pitibiriba.
Só dinheiro emprestado pra gaúcho pagar depois.
Até agora só pra cavalo no telhado.
Com a Grobo perto.
Um bando de picaretas, banacas, a nossa educação tá um chiqueiro, em respeito aos porcos…uma imundice
Porque vocês adotam a nomenclatura da extrema esquerda,
usando progressistas para a extrema esquerda e conservadores para a direita?
Nao é razoável entregar a ribalta para essa narrativa que deprecia a direita em benefício de impor uma aura mística à extrema esquerda, de presença dominante na mídia
Não sei porque mas eu sinto nojo de ver esse pessoal que divide o picadeiro com o ladrão!!
Veja bem…cantora de aché ministra da educação, irmã de vereadora ministra sei la do que, quer priorizar salvamento de determinado tipo de cidadão…Estou até vendo o dialogo…-Ei cidadão!!! Voce é cigano ou quilombola??
-Não senhor bombeiro…Eu sou dono de um sitiozinho que não existe mais!!
– a tá!!! voce é latufundiário!!! Espere a proxima enchente que agora a patroa mandou salvar uns cavalos e depois passamos aí!!!
Esse povinho não vale o que o gato enterra!!!
De tanto habituado em mentir, o Lula mente, que nem sente.
Mente por hábito da sua mente indecente, mente que nem sente.
Tão habituado em mentir, a mente do Lula mente, de tão demente que está a sua mente.
Mente por prazer, mente pelo modus operandi, que mente no automático, de tanto que mente.
Mente aqui, mente acolá, mente como demente, mente que mente pelo prazer de ser inconsequente.
Lula mente sobretudo, por saber que não engana mais muita gente, gente que descobriu o quanto ele mente.
Mente para a Faria Lule, mente sobre o Caramelo, mente sem dar atenção às vítimas da enchente.
Mente sobre a origem da enchente, mente em desprezo às mortes de tanta gente, mas Lula mente sobretudo pela possibilidade de faturar com o sofrimento de tanta gente.
Lula mente de forma contundente, pretensamente convincente, mas Lula mente ocultando seu projeto de poder indecente.
Respaldado no Consórcio de gente indecente, Globo à frente, o Lula mente ao ser fazer inocente, desprezando as dores dos flagelados pela enchente.
Lula mente guiado por sua mente decadente, por sua alma indigente, por seus despudores deprimentes, mas mente por sua raiz traidora de quem apostou na sua alma reveladoramente leniente com a corrupção crescente.
Lula mente de forma tão convincente para seus alienados, que apenas a sua alma inconsequente sabe o quanto ele mente.
A alma delinquente do Lula mente de forma tão convincente para sua alma demente, que mesmo seus parceiros de crimes anteriormente despudorados sabem que no ocaso, Lula mentirá como sempre mente, por sua alma demente, por sua despresidência indigente, por sua empáfia transparente, por sua alma delinquente, por sua contumaz tendência de mentir sem ao menos sentir que mente.
Como ficará a apresentação de um currículo numa empresa disputando vaga de trabalho? caso não consiga irão trabalhar na informalidade. Pobre juventude brasileira o fracasso de sua escolha aparece quando irem atrás do primeiro emprego.
Eu vejo esse desgoverno como um” BOBO DA CORTE”, que usa a mídia para nos distrair e nos chocar enquanto o restante da quadrilha vai agindo para alcançar seus verdadeiros objetivos.
Desgoverno desgraçado.
Essa aí é ministra do quê mesmo? Hummm
Desgoverne de merde fedorente !!
Nem sabem falar português direito.
Melhor investir para que os estudantes apredam o Ingês como segunda lingua.
O Brasil está cada dia PIOR.
Pergunto eu, em qual contexto será inserido o termo “menine”?
o menine?
a menine?
e menine?
Algo errado não está certo.
Certamente a ociosidade está os levando à demência.
O Brasil na lama e esse povo preocupado em causar,… causar a própria difamação.
…tudo em causa própria,em detrimento da maioria… Desgoverno,lixo…haja incompetência com desfaçatez… é nojento!
É uma ministra doente, só pode ser doente!
Não é possível …isso só pode ser uma “cortina de fumaça “ a economia ladeira abaixo …. O Sul em estado de calamidade …. e esse governo ..ou melhor … esse desgoverno querendo discutir essa baboseira … tenha dó !
Parece um pesadelo no qual estamos vivenciando e peço a Deus que logo passe e voltemos a nossa normalidade.
Meus Deus! Vai demorar muito para acabar esse nosso pesadelo???
Congresso não pode aprovar a ignorância e incompetência desse governo maldito.
Fora Lula e sua quadrilha de bandidos.
Ministra da Cultura ? Que Cultura ? Essa cidadã deve preocupar ou deveria preocupar com a qualidade do ensino Brasileiro. Uma palhaçada dessa somente mostra como é o Brasil de hoje: Ignorante, feito por ignorantes. Oh Ministra ( meu Deus , Ministra ) vai tentar ser útil com projetos lúdicos e com fundamentos. Para mim , menino sempre será menino e menina sempre , menina. Sugiro um livro , desde que não seja gibi , para vossa excelência ler , ou então entender porque após as refeições é importante lavar os pratos. O Brasil está em luto e ainda temos que ver uma insanidade dessa . Nicolas, nem leva isso para votação. O Brasil sempre estará a favor da verdadeira cultura e educadores. Já basta o analfabetismo , né Ministra !!!
CHGA. Ignorância e estupidez tem um limite.
Essa analfabeta nao pode ser ministra da cultura. Nao sabe ler!!!!
Já que não interessa ao “governo” promover a educação do povo, vamos todos espalhar igualitariamente a ignorância. Sejamos todos burros ignorantes e talvez sejamos felizes no brasil-do-lula, teremos a felicidade dos pobres de espírito, aliás, os que estão no começo da fila para chegar ao reino dos céus.
Estupidez não é inteligência “sem” sabedoria. Pelo contrário, é uma inteligência “sem o desejo” de sabedoria,
Os direitos naturais são direitos que as pessoas têm em virtude da sua humanidade. Como os direitos naturais surgem da nossa natureza como seres humanos, eles precedem os governos e tornam os seres humanos fundamentalmente iguais. Quando o governo promulga ou defende uma lei de pronomes estúpidos para favorecer a doença mental de pervertidos bizarros, ele não esta concedendo igualdade, mas sim estabelecendo direitos de uns sobre os direitos de outros, dessa forma fazendo com que uns sejam mais iguais do que outros.
lixo , todes menines e pt