O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou em R$ 12,5 milhões um hipermercado de Santos, no litoral de São Paulo, pelo vazamento de óleo diesel de um gerador do estabelecimento, informa o portal G1. O combustível invadiu o canal 6 e chegou ao mar, mobilizando as autoridades ambientais.
Em 4 de maio, moradores que passaram pelo canal 6 sentiram um cheiro forte e viram a água em tonalidade rosada. O óleo também atingiu o mar, mas foi rapidamente contido por barreiras. Equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil de Santos, da Cetesb e do Ibama analisaram o problema a partir do canal e foram, bueiro por bueiro, seguindo o rastro do óleo. A origem estava no hipermercado Carrefour, localizado no shopping Praiamar.
O vazamento, de cerca de 2 mil litros do combustível, ocorreu por uma das mangueiras de um gerador, que estava desgastada por falta de manutenção. A limpeza do canal durou cerca de dois dias e ficou a cargo do hipermercado Carrefour, que contratou uma empresa especializada em serviços emergenciais no Porto de Santos.
Leia também: “Rodovia Rio-Santos será duplicada e terá iluminação de led, promete ministro”
Deveria mandar a foto pro Macron.