O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu nesta segunda-feira, 6, as inscrições para o processo seletivo, com 339 vagas de nível médio. O edital oferece oportunidades para agente de pesquisas e mapeamento, com 319 vagas e salário de R$ 1,4 mil, e supervisor de coleta e qualidade, com 20 vagas e salário de R$ 3,1 mil.
As vagas para agente de pesquisas e mapeamento são para os Estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Piauí, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Já as vagas para supervisor de coleta e qualidade são para municípios de sete Estados: Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias. A previsão de duração do contrato é de até um ano, podendo ser prorrogado. Os contratados terão direito a auxílio-alimentação e auxílio-transporte.
O agente de pesquisas e mapeamento é responsável por visitar domicílios e estabelecimentos em locais selecionados para coletar dados estatísticos. Já o supervisor de coleta e qualidade organiza, planeja e executa atividades estabelecidas no organograma de trabalho, gerenciando os trabalhos nas agências de coleta, acompanhando o desenvolvimento da coleta dos dados das pesquisas e levantamentos, controlando a produção e a qualidade das atividades.
O processo seletivo é complementar ao que foi aberto em 2021 para mais de 6 mil vagas nas mesmas funções e é para trabalhar nas pesquisas que constam no calendário de divulgação mensal do IBGE.
As inscrições vão desta segunda-feira, 6, até a sexta-feira 10 e a taxa de inscrição não vai ser cobrada. Mais informações podem ser encontradas neste link.