O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) autorizou nesta quinta-feira, 17, os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo a prorrogarem por seis meses o pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pelas empresas das cidades de Petrópolis (RJ) e Alegre (ES). O pagamento, referente a fevereiro, março e abril, poderá ser feito em seis parcelas, sem multas ou juros.
O Confaz também autorizou a isenção do ICMS na compra de equipamentos pelas empresas dessas cidades, que entraram em calamidade pública devido aos recentes temporais. O Confaz reúne as Secretarias da Fazenda dos Estados e o governo federal.
Tragédia em Petrópolis já deixou mais de 100 mortos
A cidade de Petrópolis, na região Serrana do Rio, foi atingida por fortes chuvas no final da tarde de terça-feira, 15. O município vive um “cenário de guerra”.
Até esta quinta-feira, 17, o governo do Estado confirmou a morte de 105 pessoas. Outras 134 estão desaparecidas.
📡🛰️🌎 Brasil.
🟦 Calles convertidas en ríos.
Petropolis. pic.twitter.com/bpJdbCMzRH— Ariel Aníbal Urrutia (@ariel_profesor) February 16, 2022
Cerca de 500 bombeiros trabalham nas buscas aos desaparecidos. Segundo a Secretaria Estadual de Defesa Civil, 24 pessoas já foram resgatadas com vida.
“Foi a pior chuva desde 1932. Realmente, foram 240 milímetros em coisa de duas horas. Foi uma chuva altamente extraordinária”, disse o governador Cláudio Castro (PL), que está na cidade.