Na tarde desta quinta-feira, 3, um incêndio atingiu o Edifício Copan, na República, região central de São Paulo. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 16 horas, e a corporação mobilizou sete equipes para combater o fogo.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o incêndio começou em um dos apartamentos do prédio, mas detalhes adicionais ainda não foram divulgados. Relatos de moradores sugerem que o fogo teve início quando um morador acidentalmente deixou um pano de prato pegar fogo.
Judson Sales, administrador responsável por locações de apartamentos do Copan pela plataforma Airbnb, informou à Folha que uma funcionária relatou que o incêndio começou entre os blocos D e E do edifício.
Segundo Sales, o bloco D é destinado aos apartamentos dos moradores, enquanto o bloco E abriga quitinetes. Em resposta ao incidente, todo o edifício foi evacuado para garantir a segurança dos moradores.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio foi controlado por volta das 16h50.
O Copan
O Edifício Copan é uma das obras mais icônicas da arquitetura brasileira. Projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1966, o edifício destaca-se por suas formas onduladas, que desafiam a geometria tradicional dos arranha-céus urbanos.
O edifício tem 115 metros de altura e 1,6 mil apartamentos distribuídos em 32 andares. O Copan funciona como uma cidade vertical, que abriga milhares de moradores de diferentes perfis socioeconômicos.
Além de seu tamanho, o edifício é conhecido como uma opção cultural na cidade. Sua arquitetura moderna reflete a criatividade de Niemeyer, que buscou integrar o edifício ao contexto urbano, criando uma obra aberta e acessível. O térreo do Copan é um espaço repleto de lojas, restaurantes e serviços que atendem tanto aos moradores quanto ao público externo.
Tremendo galinheiro. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Esse tal de Niemeyer, tão exaltado, segundo alguns um gênio, foi um seguidor do Le Corbusier, o famoso arquiteto suiço que criou o conceito da “máquina de morar”. Só esse conceito já dá uma ideia do que é esse edifício. Para quem gosta de morar em uma máquina, está tudo certo. Com apartamentos de todo o tipo e gente idem, chega a admirar como não acontecem mais acidentes. Desejo sorta aos moradores, mas, considero aquilo uma obra de péssimo gosto. O Niemeyer dizia que não gostava dos ângulos retos e linhas retas. Não sei se ele combinou com os fabricantes de móveis para conceber o Copan. Enfim, não moro lá, nem gostaria.