Um incêndio atingiu parte da vegetação do Morro Santana, localizado na zona leste de Porto Alegre (RS), na tarde da quarta-feira 3. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram que as chamas se espalharam por uma grande área. Até o momento, não há registro de feridos.
Um incêndio está consumindo o Morro Santana, em Porto Alegre.#fire pic.twitter.com/WmPdilJmds
— Paulo Costa (@CmdtePaulo) July 3, 2024
A Defesa Civil esteve no local e orientou os moradores das áreas próximas a evacuarem suas casas, visto que as chamas estavam se aproximando dos imóveis. O órgão relatou que o fogo começou na vegetação.
O Corpo de Bombeiros atuou no combate aos focos de incêndio e acionou um Auto Bomba Tanque, um caminhão específico para apagar incêndios, para acelerar o trabalho de contenção das chamas.
VÍDEO | Incêndio que atinge a vegetação do Morro Santana não tem risco de chegar na área urbanizada, alega o Corpo de Bombeiros de Porto Alegre. Não há feridos até o momento. Quatro caminhões buscam combater as chamas na noite desta sexta-feira, 3.
— Correio do Povo (@correio_dopovo) July 3, 2024
📹Cristiano Abreu pic.twitter.com/h1ITe6DYA3
As chamas foram extintas por volta das 21h. Depois da ação dos militares, os moradores puderam voltar para suas casas. No total , 24 bombeiros e 30 alunos em formação trabalharam no combate ao incêndio.
Causas do incêndio ainda não foram confirmadas
Ainda não há informações sobre a origem do incêndio. No entanto, os bombeiros afirmam que é comum a queima de vegetação no local para a limpeza de terrenos, o que levanta a possibilidade de o incêndio ter sido causado por vandalismo.
O Morro Santana é o ponto mais alto de Porto Alegre, com cerca de 311 metros de altura.
O Brasil tem enfrentado um aumento significativo do número de queimadas nos últimos meses. Na Mata Atlântica do Rio de Janeiro, por exemplo, foi registrada uma alta de 440% nos focos de incêndio entre 1º de janeiro e 21 de junho.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Cadê a Gretta ??????