Um incêndio atingiu uma área rural de Altinópolis, no interior de São Paulo, durante uma festa rave neste sábado, 24. Os participantes tiveram de deixar o local às pressas. O evento, que havia iniciado na sexta-feira 23 e deveria terminar neste domingo, 25, foi interrompido pela tempestade de fogo e fumaça.
A Defesa Civil de Altinópolis e os organizadores do festival ainda não forneceram informações sobre o número de presentes ou possíveis feridos.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
No perfil do evento no Instagram, uma mensagem foi postada no início da noite com contatos para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pontos de atendimento, como o Ginásio de Esportes do Marinheirão, em Batatais.
Participantes relatam intensidade do incêndio
Vídeos e relatos nas redes sociais mostram a fuga desesperada dos participantes e postagens de amigos e familiares à procura de desaparecidos.
Que cena que tá rolando na anaca, só força pra galera pic.twitter.com/Lzw2e8bt2R
— Gonça '') (@surradedark) August 24, 2024
O governo de São Paulo declarou situação de emergência em 45 cidades, em virtude dos incêndios florestais que têm ocorrido nos últimos dias.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados 305 incidentes de incêndio somente neste sábado.
São Paulo em chamas
O Estado de São Paulo registrou, entre a quarta-feira 21 e a sexta-feira 23, mais de 2 mil focos de fogo. De acordo com o Inpe, esse número é quase sete vezes maior que o registrado em todo o mês de agosto do ano passado. Isso ocorre em meio à seca, ao calor intenso e aos incêndios florestais que causaram transtornos aos moradores do interior paulista.
O Inpe informou que esses registros põem São Paulo no topo da lista de incêndios do país no fim desta semana, superando até Estados da Amazônia Legal, que enfrentam uma temporada recorde de queimadas. A fumaça desses incêndios chegou a dez Estados, incluindo São Paulo e até o Rio Grande do Sul.