Um incêndio assustou os turistas que visitavam as margens da Lagoa da Serra, no município de Rio da Conceição (TO), na tarde desta quarta-feira, 4.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
De acordo com o Corpo de Bombeiros, os agentes conseguiram conter as chamas. Ninguém se feriu. Entretanto, a paisagem, que atrai visitantes de todo o país, ficou prejudicada. Ainda não há informações sobre as causas do incêndio.
Uma testemunha, que preferiu não se identificar, disse ao portal g1 que os bombeiros tiveram de “retirar às pressas os turistas que visitavam a região”.
Vento forte facilitou a propagação do incêndio
O vento forte e a proximidade entre barracas com teto de palha facilitaram a propagação do fogo. A coluna de fumaça também dificultou a visibilidade. A ponte que leva à lagoa também estava em chamas.
Além disso, os bombeiros destacaram que o solo pantaneiro dificultou o combate ao fogo. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os focos de queimadas em agosto no Tocantins mais que dobraram, em relação ao ano passado.
Tocantins registrou 9,6 mil focos de queimada
De janeiro a setembro, o Tocantins registrou 9,6 mil focos de queimada em todo o Estado. Incêndios florestais têm matado e ferido animais silvestres.
No último fim de semana, o fogo cercou dois bichos preguiças. Um foi carbonizado; o outro, resgatado com ferimentos.