O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 já está disponível para consulta na Página do Participante.
Os candidatos precisam usar o login gov.br, com CPF e senha, para acessar as notas.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Desde a liberação dos resultados, o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) apresenta instabilidade, e muitos candidatos enfrentam dificuldades para acessar o sistema.
Os participantes que fizeram o Enem na modalidade “treineiro” (alunos que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova apenas como simulado) devem ter as notas divulgadas em até 60 dias.
Nas redes sociais, candidatos relatam problemas desde a manhã desta segunda-feira, 13, para tentar acessar suas notas. Alguns deles afirmam encontrar mensagens de erro, enquanto outros nem conseguem efetuar o login.
“Site do Inep sem sinais de vida”, disse uma internauta. “Minha nota deve ter sido tão boa que o site do Unep até travou para mostrar”, afirmou outra pessoa.
O Enem é a principal via de ingresso em universidades públicas e privadas. O exame também é aceito em várias instituições internacionais, o que aumenta as oportunidades de estudo no exterior.
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), gerido pelo Ministério da Educação (MEC), vai começar a seleção de estudantes para universidades públicas na próxima sexta-feira, 17.
Leia também: “Enem 2024 abrange ‘mudanças climáticas’, Black Lives Matter e críticas ao capitalismo”
As provas do Enem 2024 foram realizadas em 3 e 10 de novembro, para a versão regular, e em 10 e 11 de dezembro, na versão para pessoas privadas de liberdade (PPL) e reaplicações.
Veja como acessar a nota do Enem 2024
Para acessar o resultado do Enem 2024, os candidatos devem visitar a Página do Participante, disponível no site do Inep, e clicar em “Página do Participante — entrar com gov.br”.
Depois de inserir o CPF e clicar em “Continuar”, é necessário inserir a senha e selecionar “Entrar”.
Em seguida, basta acessar a aba “Resultado” e escolher a opção correspondente ao ano de 2024.