O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão do tempo para a primavera de 2024. A estação, no Hemisfério Sul, terá início no próximo domingo, 22, às 9h44, e se estenderá até 21 de dezembro, às 6h20.
Durante a primavera, o clima seco predominará até meados de novembro, segundo o Prognóstico da Primavera. O estudo é elaborado pelo Inmet, em colaboração com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e com a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme).
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
As previsões mostram que as chuvas podem ultrapassar a média em certas áreas específicas, como no Acre, em Roraima e no sudoeste do Amazonas, na Região Norte; no sudeste da Bahia, no Nordeste; e no Rio Grande do Sul, no Sul. Além disso, um retorno gradual das chuvas é esperado nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, na Região Centro-Oeste.
Entretanto, a quantidade e a qualidade das chuvas nas Regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte da Sul dependerão da umidade proveniente da Amazônia. No sul do Amazonas, onde se concentram focos de incêndios, a seca e a incidência de queimadas e incêndios florestais devem persistir até outubro, segundo a previsão do Inmet.
O fenômeno climático La Niña deve começar no Brasil já em setembro, com 58% de probabilidade de ocorrer até novembro. A possibilidade de início do fenômeno aumenta para 60% no trimestre de outubro a dezembro de 2024.
A primavera
A primavera marca a transição do inverno para o verão. A estação traz cores e perfumes por causa das flores, que brotam nessa época do ano. A primavera no Brasil é caracterizada por um clima ameno em grande parte do país, com aumento gradual das temperaturas e chuvas mais regulares.
Essa estação tem um impacto no ecossistema brasileiro. Regiões como o cerrado e a Mata Atlântica apresentam uma variedade de plantas que florescem durante a primavera, criando paisagens. O ipê-amarelo, árvore-símbolo do Brasil, é um dos destaques dessa estação, com suas flores que colorem ruas e praças em várias cidades.
A primavera também é uma época importante para a agricultura brasileira. As condições climáticas favorecem o plantio de culturas como milho, soja e café, essenciais para a economia do país. Com chuvas mais constantes e temperaturas mais quentes, o solo fica mais fértil, de maneira a estimular o crescimento das plantações.
Em algumas regiões, as chuvas intensas e repentinas podem causar enchentes e outros problemas climáticos durante a primavera.