A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera vão continuar provocando pancadas de chuva na maior parte do Brasil nesta terça-feira, 7, e na quarta-feira, 8.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva mais intensa e volumosa deve se concentrar sobre áreas do Norte e do Nordeste, com destaque para a região de Macapá (AP), de Belém (PA), do norte do Tocantins e do interior dos Estados do Maranhão e Piauí.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Nessas localidades, os temporais tendem a ser mais generalizados e podem provocar transtornos, como alagamentos e deslizamentos de terra. Além disso, as rajadas de vento podem variar de 60 km/h a 100 km/h.
Chuva isolada se espalha em grande parte do Brasil
A previsão também indica chuva para outras áreas do país, no entanto, o risco para eventos extremos é menor. Pancadas isoladas acontecem especialmente a partir da tarde no interior do Amazonas, no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, no norte de Mato Grosso do Sul, em Goiás e no Distrito Federal.
Também há risco de chuva localizada em áreas do interior do Nordeste e nas capitais Teresina (PI) e São Luís (MA). No Sudeste, pode chover à tarde em todos os Estados. Já na Região Sul, chove rápido nas capitais Curitiba (PR) e Florianópolis (SC).
Leia também: “A previsão do tempo para janeiro no Brasil”
Por outro lado, o dia promete ser quente e seco no Rio Grande do Sul e em algumas capitais da costa leste do Nordeste, como Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Natal (RN).