A combinação de calor e umidade deve trazer tempestade, nesta quarta-feira, 26, para diversas partes do país. Entre elas, o Triângulo Mineiro, grande parte de São Paulo, o norte do Paraná, o sul de Goiás e áreas do Mato Grosso do Sul.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Para essas localidades, o Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso amarelo, de perigo potencial de tempestade. Com previsão de pancadas de chuvas isoladas, o alerta sugere a possibilidade de queda de granizo e rajadas de vento. Elas podem chegar a 60 km/h, em uma condição que persiste até as 23h59 de hoje.
Inmet alerta para tempestade em outras áreas do Brasil

As precipitações também atingirão outras áreas, como o Brasil Central e Estados da Região Norte. Conforme o instituto, o destaque fica para a divisa entre o Pará e o Amazonas, para o noroeste de Mato Grosso do Sul e para áreas do Espírito Santo e da Bahia, pois há maior intensidade entre a tarde e a noite desta quarta.
O aviso amarelo do Inmet para essas áreas indica precipitações entre 30 mm e 50 mm e ventos de até 60 km/h.
Leia mais: “Hidrelétrica sem lei”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 261 da Revista Oeste
O órgão também antecipa um aviso amarelo, de perigo potencial para chuvas intensas. Sua validade ocorre durante a madrugada desta quinta-feira, 27, para a costa norte do Nordeste, com ênfase entre o litoral do Piauí e da Paraíba. A previsão indica precipitações em torno de 50 mm e rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h.
O Inmet é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e representa o Brasil na Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
Leia também: “A vida é mais que um protocolo”, artigo de Theodore Dalrymple publicado na Edição 261 da Revista Oeste