O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas que atingem 12 Estados e o Distrito Federal nesta segunda-feira, 28. Os avisos, nas cores laranja e amarela, indicam acumulado de chuva e chuvas intensas.
O alerta mais crítico é de cor laranja, que indica “perigo” por acumulado de chuva. Segundo o Inmet, o aviso informa sobre a possibilidade de chuvas de até 100 mm por dia e risco de alagamentos e transbordamento de rios. Os moradores de encostas também devem ficar atentos a possíveis deslizamentos.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O aviso atinge o norte do Estado do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo. A capital capixaba deve ser afetada, assim como Campos dos Goytacazes (RJ).
O instituto emitiu outro alerta por acumulado de chuva, mas de cor amarela, que indica “perigo potencial”. O aviso alerta sobre chuvas de até 50 mm por dia. Há bairro risco de alagamentos e a possibilidade de pequenos deslizamentos. O aviso do Inmet atinge o norte do Espírito Santo, o extremo sul da Bahia e o extremo leste de Minas Gerais.
O Inmet também emitiu um alerta por chuvas intensas, que atinge nove Estados e o Distrito Federal. O aviso de cor amarela indica o risco de precipitação de até 50 mm por dia e ventos intensos de até 60 km/h.
O alerta do Inmet atinge os seguintes Estados:
- Acre;
- Amazonas;
- Rondônia;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Tocantins;
- Goiás;
- São Paulo; e
- Minas Gerais.
O Inmet recomenda que os moradores não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e de descargas elétricas. Para mais informações, o cidadão pode entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.