O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas para 15 Estados e o Distrito Federal (DF) durante o último fim de semana de 2024. A previsão é de tempo fechado e pancadas de chuva, com temperaturas elevadas, típicas do verão brasileiro.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
A formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que começou a atuar na última quinta-feira, 26, é responsável por esse cenário climático. O fenômeno deve continuar influenciando o clima em grande parte do país até a próxima segunda-feira, 30.
A ZCAS é um fenômeno caracterizado por uma faixa de nuvens e chuva que se estendem desde a Amazônia até o Oceano Atlântico. Ela ocorre em razão da convergência de ventos e umidade na região, o que provoca instabilidade atmosférica e chuva intensa e persistente. É um dos principais sistemas responsáveis pelas chuvas no Brasil Central e no Sudeste durante a estação chuvosa.
Chuvas intensas em Estados do Sudeste e do Centro-Oeste
Nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins, a expectativa é de chuvas que podem alcançar 100 mm por dia. A combinação com ventos fortes pode agravar os efeitos dessas precipitações.
Outros Estados, como Santa Catarina, Paraná, Bahia, Piauí, Roraima, Pará, Maranhão, Acre e Amazonas, também receberam alertas. No entanto, será de menor intensidade, com volumes de chuva que não devem ultrapassar os 50 mm diários.
Campo Grande (MS), por sua vez, se destaca por ser a única capital sem previsão de chuva, podendo registrar 32°C neste sábado e 34°C no domingo 29.
Boa Vista (RR), em contrapartida, deve apresentar as temperaturas mais altas entre as capitais, com 38°C neste fim de semana. Outras capitais, como Teresina (PI), Rio Branco (AC) e Belém (PA), também enfrentarão calor intenso, com máximas de 36°C, 35°C e 35°C, respectivamente.
Variação de temperaturas no Sudeste e no Sul do Brasil
No Sudeste, há um contraste nas temperaturas: Belo Horizonte deve ter máximas de 25°C no sábado e 24°C no domingo, enquanto São Paulo espera 25°C e 23°C. No Espírito Santo, Vitória terá um clima mais quente, com 34°C no sábado e 35°C no domingo.
No Rio de Janeiro, o tempo fechado mantém as máximas em 29°C e 30°C. No Sul, Porto Alegre não deve ultrapassar os 28°C nos dois dias, enquanto Curitiba deve registrar entre 27°C e 26°C. Florianópolis varia entre 29°C no sábado e 26°C no domingo.