O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira, 13, um alerta de chuvas intensas para a faixa leste de Santa Catarina. Segundo o órgão, a combinação de calor e alta umidade, principalmente vinda do Oceano Atlântico, resulta no fenômeno.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Além de Santa Catarina, o Inmet apresentou alerta “laranja”, isto é, de “perigo”, para a faixa leste do Paraná. Dessa forma, ambos os Estados podem enfrentar tempestades de até 100 mm até as 23h de hoje.
Na Região Norte, as autoridades emitiram alerta “laranja” em áreas do Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão e Acre.
O Inmet informa que o “cenário de chuvas que atinge a faixa norte do país é consequência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), com destaque para áreas entre o Amapá e o Ceará. Na estação do Inmet em Oiapoque (AP), por exemplo, foi registrado um volume de 39,4 mm de precipitação nas últimas 24 horas”.
![](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2025/02/Captura-de-tela-2025-02-13-153718.png)
A ZCIT é uma das principais causas de chuva das regiões Norte e Nordeste do país. O fenômeno age como uma “banda de nuvens que circula todo o globo terrestre na região equatorial”.
Riscos para alagamentos e enxurradas em SC
Paralelamente, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina também alertou sobre possíveis tempestades.
Em vídeo, o governo estadual destacou o risco de alagamentos e enxurradas em áreas entre os planaltos e o litoral. Além do mais, há possibilidade de destelhamentos, queda de árvores e danos à rede elétrica em regiões com fortes pancadas de vento.
No alerta, a “Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e os boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo”.
Leia também: “Chuva forte em São Paulo: confira o alerta da Defesa Civil”