Um aluno de Minas Gerais descobriu uma pepita de ouro durante um passeio escolar na Mina de Ouro Tancredo Neves, em São João Del Rei. Álvaro Henrique, de 12 anos, é do 6° ano do Instituto de Educação e Cultura de Carmo do Rio Claro. Ao todo, 41 estudantes participavam da excursão, mas apenas Henrique “teve a sorte” de encontrar o item valioso.
O professor de história Junio César Oliveira Martins era o responsável pela turma durante o passeio. De acordo com o portal g1, ele disse que levou os estudantes para uma visita cultural às cidades históricas de São João Del Rei e Tiradentes.
Leia Também: “Divulgada imagem inédita de dinossauro que viveu no Nordeste”
“Como amante da história, sempre procuro integrar passeios culturais com as matérias lecionadas”, explicou o professor. “A descida até o fundo da mina já revelava um clima de muita adrenalina e entusiasmo pelos alunos, e os 60 metros de profundidade foram logo alcançados.”
Como o aluno descobriu a pepita de ouro
Ao descer a mina de ouro, Henrique observou uma rocha com “um brilho diferente”. “Com um senso de observação muito grande, ele percebeu um brilho diferente entre uma rocha, apontou e questionou se era ouro”, contou Martins. “Nosso guia continuou sua explicação, dizendo entre outras coisas que a mina está desativada há décadas”, disse.
Depois da descoberta, o estudante não teria ficado satisfeito. “O aluno insistiu e, ao chamar o responsável pela mina, foi constatado que era de fato uma pepita de ouro”, disse o professor. Martins revela que desce os 60 metros com frequência e nunca havia percebido a pepita de ouro.
A mina data do século 18 e está desativada há mais de cem anos. O fragmento deve conter aproximadamente meio grama de ouro.
Espero que ele tenha ficado com a pepita. Prêmio pela observação e perseverança.