O Ministério das Relações Exteriores anunciou nesta quinta-feira, 19, que o Brasil enviará bombeiros e insumos para o Haiti, atingido por dois terremotos em menos de uma semana.
A missão humanitária atende a um pedido do governo haitiano. Um cargueiro da Força Aérea Brasileira (FAB) levará a equipe no fim de semana.
Leia mais: “Depois de novo terremoto, número de mortos no Haiti passa de 2 mil”
“O governo haitiano manifestou interesse em receber assistência internacional para atendimento às vítimas e às ações pós-desastre. Em resposta, o governo brasileiro decidiu enviar missão humanitária multidisciplinar ao Haiti, a ser transportada por aeronave cargueira KC-390 Millenium, da Força Aérea Brasileira”, informou o Itamaraty em nota.
“A missão deverá ser composta por equipes de bombeiros peritos em busca e resgate em estruturas urbanas colapsadas, além de contar com ‘kits’ de medicamentos e insumos estratégicos para a assistência farmacêutica emergencial, doados pelo Ministério da Saúde”, completou a pasta.
Leia mais: “Número de mortos aumenta e tempestade atrapalha buscas no Haiti”
Como Oeste noticiou mais cedo, um novo terremoto atingiu o Haiti na noite de quarta-feira 18. No sábado 14, o país já havia sido atingido por um terremoto de magnitude 7,2. Na segunda-feira 16, foi a vez da passagem do ciclone tropical Grace, que também causou estragos em vários regiões.
Leia também: “Terremoto atinge o Haiti e deixa mortos”