Belém, capital do Pará, pode sediar a 30ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP 30). O Itamaraty formalizou a candidatura da cidade para ser palco do evento previsto para 2025.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou a informação durante uma visita de Helder Barbalho, governador do Pará, a Brasília, na quarta-feira, 11.
“Parabenizo Helder pelos 407 anos que completa Belém e dando uma boa notícia: o Itamaraty formalizou a cidade de Belém como cidade que está disputando a candidatura para realizar a COP 30”, disse Lula. O ato ocorreu uma semana depois de Barbalho assumir a presidência do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal e anunciar o interesse da região em sediar a COP 30.
Manaus, capital do Estado do Amazonas, também manifestou interesse em ser sede do evento. A cidade é governada por David Almeida (Avante), que apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro na disputa pela reeleição em 2022. Já o prefeito de Belém é Edmilson Rodrigues (Psol), que fez parte da equipe de transição de Lula.
A primeira COP foi realizada em 1995, em Berlim. A cidade de Sharm el-Sheikh, no Egito, recebeu a cúpula em 2022. A 28ª edição do evento, marcada para o ano em curso, deve ocorrer em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Centenas de países vão se reunir durante o encontro, as reuniões estão previstas para serem realizadas entre 30 de novembro e 12 de dezembro.
E que proíbam eles de usarem jatinhos particulares muito confortáveis mas tb muito poluidores.
Afinal de contas neste ano o efeito estufa foi arrasador no hemisfério norte com temperaturas ģélidas kkkkllkkkkk
Belém???? Falam tanto dos incêndios na Amazônia e quando há oportunidade de mostrar a cidade para o mundo, fazem o evento em Belém???? Pelo motivo do “ministro”:ser oriundo da cidade?!? A quantas andam as investigações do suposto desvio de 149 MILHÕES da verba do COVID em seu estado????