O jornalista Breno Altman foi condenado, nesta segunda-feira, 26, a três meses de prisão, em regime aberto, substituída por pagamento de 15 salários mínimos, pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), por crime de injúria.
Os autores da queixa foram o economista Alexandre Schwartsman, ex-diretor do Banco Central, e o cientista político André Lajst, presidente da entidade StandWithUs Brasil. Altman deverá recorrer da sentença.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O juiz Fabricio Reali Zia considerou que Altman utilizou termos inadequados no Twitter/X, ao criticar ambos em função das ações de Israel na atual guerra em Gaza. De origem judaica, Altman é crítico contumaz do Estado de Israel e suas declarações antissionistas têm sido consideradas antissemitas pelos representantes da comunidade judaica.
No dia 7 de dezembro de 2023, Altman publicou a seguinte mensagem:
“Pode parecer incrível, mas há sionistas brasileiros mais covardes e desqualificados que @AndreLajst, @AlexSchwartsman e @michel_gherman, entre outros. Esses ao menos se identificam. Mas o que dizer de energúmenos que escondem até o nome, com um @Mlzazag e demais medrosos?”
Em janeiro, em caráter liminar, o juiz Zia, do Foro Criminal da Barra Funda, determinou que Altman apagasse a postagem. E nesta segunda-feira, ele o condenou.
“Nessa ordem de ideias, as liberdades de expressão e de imprensa, conforme os entendimentos supracitados, encontram limitações quando desviam da crítica e se encaminham para a violação com vistas ao ataque à honra de alguém”, declara o juiz, em trecho da decisão.
“Por essa razão, no caso concreto, não há como afastar a intenção do querelado de injuriar os querelantes, não estando albergado pela referida imunidade, pois a publicação em exame excedeu os limites circunscritos para, de fato, objetivar a ofensa por si só, pois os adjetivos violaram a honra subjetiva dos querelantes sem guardar qualquer conexão com o exercício de informar ou de mera crítica, mas configurou ataque (ou revide/retorsão), consubstanciando assim discurso de ódio que fora impelido pela rivalidade entre posições ideológicas distintas.”
Denúncias anteriores
Altman já foi denunciado por entidades judaicas em mais de uma ocasião. A Confederação Israelita do Brasil (Conib) entrou em janeiro com uma solicitação na Justiça contra ele, que é fundador do site Opera Mundi. A ação foi apresentada ao juiz Silvio Gemaque, da Vara Criminal Federal da Capital do Estado de São Paulo (Tribunal Regional Federal da 3ª Região.
Acusava o jornalista de “incitar uma caçada aos judeus”, depois de ele apoiar o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) José Genoino, que defendeu o boicote a “empresas de judeus”.
Em novembro de 2023 a 16ª Vara Cível de São Paulo já havia determinado a suspensão de sete publicações sobre a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas feitas por Altman, depois de ação apresentada pela Conib.
Que PULHA…!
Mais um sorridente vagabundo, de plantão.
Vade retro….
Três meses de cadeia, em regime aberto, não é condenação. É condecoração ao ódio.
Como esquerdista, o sujeito nega até sua própria origem. Que droga é essa? A esquerda é uma seita venenosa que adoece e deforma o caráter do imbecil.
Realmente, chamar algum de sionista é antissemitismo puro, e as organizações judaicas toleram, mesmo vindo de um judeu. Já miraram também Daniel Barenboin, Henry Sobel, Gustavo Iochope…
Esse Altman é um idiota, mas a justiça condenar por uma fala dessa não me parece razoável. O pior que vi foi chamar de energumeno, o que todo mundo faz o tempo todo. Se a moda pegar vai todo mundo ser condenado e pior, essa injustiça que estamos vendo só vai crescer, vão ter que contratar mais pra dar conta de tanta picuinha.
Infelizmente, seres abjetos, traidores de suas próprias origens e contaminados pela nefasta ideologia comunista são encontrados em todas as culturas e grupos sociais. Na ausência de freios inibitórios e de um pouco de autocrítica, que a justiça faça seu trabalho condenando-os na forma da lei.
Esse sem vergonha deveria responder preso.
Infelizmente não vai dar em nada, mas eu gostaria de ver essa cavalgadura mofar na cadeia.
É um imbecil
Por completo.