Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que invadiram, vandalizaram e saquearam uma fazenda da Cutrale, empresa de sucos, em Borebi, na região de Lençóis Paulista, no centro-oeste do Estado de São Paulo, foram absolvidos pela Justiça.
A invasão ocorreu em outubro de 2009, e imagens — fotografias e vídeos — do vandalismo dos invasores e da destruição de milhares de pés de laranja com um trator foram amplamente divulgadas na época.
Entre a lista de dezenas de itens roubados, estão câmeras fotográficas, aparelhos de TV e de DVD, eletrodomésticos, utensílios de cozinha, roupas e calçados, motores, 12 mil litros de óleo diesel, fertilizantes, computadores e ferramentas.
Os crimes ficaram comprovados, disse a juíza na sentença, mas não a autoria. Os invasores do MST estavam armados, ameaçaram seguranças e funcionários da fazenda, enganaram membros do grupo que não faziam parte da liderança e ainda usaram mulheres e crianças com escudo quando confrontados por policiais militares.
Decisão da Justiça: crimes foram comprovados, mas não autoria
A juíza Natasha Gabriella Azevedo Motta, da 1ª Vara de Lençóis Paulista, afirmou que a “lamentável prática criminosa que chocou a população ordeira não apenas da pequena e pacata Borebi, como a de todo o país”, ficou comprovada, mas disse que não foi possível confirmar, em juízo, a autoria das condutas criminosas.
+ Leia mais notícia de Brasil em Oeste
“O ingresso de invasores na Fazenda Santa Henrique, mediante o emprego de armas de fogo, armas brancas, grave ameaça, retirada dos funcionários de seus lares, destruição de milhares de pés de laranja e roubo de bens pertencentes ao grupo empresarial e a seus funcionários restaram suficientemente comprovados”, escreveu a juíza.
Ao todo, 21 membros do MST foram acusados dos crimes. Policiais civis e militares que atuaram durante a invasão e na investigação dos crimes reafirmaram o que haviam constatado na época. Os policiais declararam que integrantes do MST usaram mulheres e crianças como escudo, quando confrontadas pela Polícia Militar.


Porém, uma dezena de testemunhas — pessoas que integravam o MST e, na época, disseram que tinham sido enganadas pelos líderes — afirmaram, em juízo, que não se lembravam dos fatos nem do nome das lideranças.
“Contudo, não obstante os firmes relatos dos policiais civis e militares inquiridos, certo é que as testemunhas civis arroladas pela acusação não ratificaram as versões apresentadas em solo policial, não apontando as lideranças do movimento invasor e seus demais membros, não sabendo apontar os responsáveis pelos danos e pelas subtrações, com mínimo relato da atuação de cada um dos seus agentes”, escreveu a magistrada.





Ela ainda ressaltou que o MST usou como pretexto a luta pela reforma agrária para cometer os crimes. “Sob o pálio da reforma agrária, direito absolutamente legítimo, inúmeras pessoas, previamente organizadas por uma liderança não identificada, invadiram a propriedade rural e, iludindo pessoas humildes, fizeram com que elas participassem da invasão à fazenda, inclusive mediante o argumento de que se não o fizessem não receberiam seus lotes ou, caso já assentados, perderiam os lotes conquistados”, escreveu Natasha Motta.
Porém, sem depoimentos que comprovem a autoria das condutas, “outra solução não resta a não ser a prolação de decreto absolutório com supedâneo no princípio do in dubio pro reo“, concluiu a juíza.
A caminho da Idade Média…
Cada dia mais desanimada com esse país.
🚨🌈💩 Aparelho excretor não reproduz, Levi Fidelis.
Exército da extrema esquerda, o judiciário fez a sua parte , o grande consórcio
E assim a justiça desce pelo ralo e movimentos terrorlstas escudados pela esquerda perpetram seus crimes
Fossem conservadores, a autoria seria imputada a todos os que estivessem presentes ao ato de destruição, e todos seriam condenados. Não foi assim no 8 de janeiro? Alexandre de Moraes, o Roland Freisler brasileiro, condenou a todos que estavam na Esplanada dos Ministérios, depredando ou não o patrimônio alheio. Só não prendeu quem de fato depredou, que, pago para prestar esse serviço, obteve, assim que o prestou, a proteção das autoridades, saindo a cavaleiro pelos fundos dos prédios dos ministérios, de onde, deslizando-se em cordas amarradas aos sustentáculos das janelas, ganhou a rua deserta dos fundos dos ministérios, e daí o largo da impunidade, com a garantia do homizio de burocratas do regime, dos mesmos que engenharam o trágico acontecimento do 8 de janeiro.
Desculpe o palavreado, mas muitos prostíbulos têm leis mais respeitadas do que nosso país…
Pobre Brasil onde pessoas que se manifestaram, quebraram mesas e cadeiras, escreveram com baton, pegam 17 anos de prisão!
BRASIL BOSTIL, COM UMA LONA UM CIRCO, COM UM MURO UM HOSPICIO E COM UMA GRANDE PORTA UM PUTEIRO.
Dois pesos e duas medidas na justiça do BRASIL BOSTILLLLLLLLLLLLLLLLLLLL, os inocentes acusados e gorpi de estado, que estao presos tem autoria anonima comprovada e sentenças de mais de 14 anos de jaula, esses terroristas sao protegidos pelos nefastos juizes comunistas, ninguem é tao burro para nao ver que tudo nao passa de puro ativismo judicial. QUAL SERA A RAZAO QUE OS NARCOTRAFICANTES ESTAO FINANCIANDO AS FACULDADES DE DIREITO E A CARREIRA DE CERTOS MAGISTRADOS ???????? Basta uma rapida navegada na WEB e veremos a grande quantidade de magistrados envolvidos com corrupçao.
Justiça demente é a brasileira. “Não foram provados os autores”? É a afirmação mais idiota que poderia ter sido dita. É INQUESTIONÁVEL o vídeo que mostra o MST destruindo bens.
E a, sobre a justiça brasileira, no 8 de janeiro, dos encarcerados de muito, mas muito poucos pode se ter prova dos autores de depredação.
Injustiça para uns e para outros. É não há discriminação.
É porque ninguém portava um baton. Vergonha.
… E FIZERAM DO MEU PAÍS UM IMENSO pOteiro … Cazuza estava certo ???
Quanto será que pagaram para se livrarem?
Natasha, nome comum em países comunistas, agiu como uma comunista narta. Claro que essa corruPTista vermelha sabe os autores da roubalheira, maasss se ela condenasse, o famigerado CNJ chefiado pelo UI!UI! BARROSINHO a teria prejudicada.
…AGIU COMO UMA COMUNISTA NATA..