O juiz corregedor substituto da Penitenciária Federal em Brasília, Frederico Botelho de Barros Viana, determinou a transferência de Gilberto Aparecido dos Santos, o “Fuminho”, para o regime semiaberto. Nesse tipo de pena, o preso trabalha ou estuda fora da prisão durante o dia e retorna à unidade prisional à noite.
Fuminho é apontado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) como o braço direito de Marco Willians Herbas Camacho, de 56 anos, o Marcola, o líder máximo do Primeiro Comando da Capital (PCC), a maior facção do Brasil. Ambos estão presos na mesma penitenciária em Brasília.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Segundo a Justiça, a ida ao semiaberto se deve ao marco temporal, que é o tempo mínimo de prisão cumprido pela condenação, e ao “bom comportamento” de Fuminho. Ele está detido em um presídio federal de segurança máxima desde 2020, quando foi preso em uma operação da Polícia Federal em Maputo, Moçambique, depois de ficar 21 anos foragido.
Leia mais:
Fuminho também é acusado pela Justiça do Ceará de ter ordenado os assassinatos de Rogério Jeremias de Simone, o Gegê do Mangue, e Fabiano Alves de Souza, o Paca, mortos a tiros em fevereiro de 2018, na Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo as investigações, eles foram mortos por suspeita de terem desviado dinheiro da facção criminosa.
MPF pede reconsideração de decisão
Segundo a CNN, a Justiça Estadual de São Paulo e o Ministério Público Federal apresentaram recurso e pediram ao juiz corregedor que reveja sua decisão, mantendo o membro do PCC na Penitenciária Federal de Brasília. O juiz ainda não analisou os pedidos.
Quem é Fuminho
Gilberto Aparecido dos Santos, o Fuminho, está preso na Penitenciária Federal de Brasília, e desde 2020 no sistema federal. Ele fugiu da cadeia de Carandiru em 1999 e só foi recapturado 21 anos depois, quando foi preso pela Polícia Federal em Moçambique, em 2020.
Segundo investigações do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPSP, Fuminho recebeu R$ 200 milhões da facção para resgatar Marcola e outros 21 líderes do PCC dos presídios federais das cidades paulistas de Presidente Venceslau e Presidente Bernardes, em 2014 e em 2018. Ele figurou na lista dos criminosos mais procurados do Brasil, elaborada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Pouco tempo depois, a pedido do promotor Lincoln Gakiya, Marcola e os 21 líderes foram transferidos para presídios federais em Brasília e Porto Velho. Em 2022, Fuminho ainda foi condenado a 26 anos e 11 meses no Tribunal de Justiça de São Paulo por ser o responsável por um carregamento de 450 quilos de cocaína.
Fuminho era considerado o maior fornecedor de cocaína a uma facção com atuação em todo o Brasil, além de ser responsável pelo envio de toneladas da droga para diversos países do mundo. Ele foi autuado por crimes de tráfico de drogas, contra o patrimônio e de financiamento para fuga de líderes de organizações criminosas.
Leia também: “‘O crime organizado não se importa mais com o tráfico, quer territórios’”, entrevista com Rodrigo Pimentel publicada na Edição 224 da Revista Oeste
Sou totalmente ignorante em matéria de “direito”, porque não consigo entender certas decisões da nossa justissa Uma figura como essa vai para o semiaberto. O joão de deus, cumpre prisão domiciliar, estando condenado a mais de cem anos de cadeia, ou quase quinhentos anos segundo algumas fontes. O ex-deputado Daniel Silveira continua preso, uma cabelereira mãe de família foi presa porque passou batom em uma estátua reproduzindo a fala de um douto ministro do supremo.
Estamos esperando o que mais ainda acontecer para uma paralisação geral.
QUIS DIZER O PROMOTOR GAKIYA
agora vai.
o Gakia que se cuide.
logo o STF enviará o marcola para o semi aberto, também.
afinal este é o plano.
VIVA O BRASIL
VIVA A AMÉRICA LATRINA.
Será que ele vai tera que fazer exame criminológic, responder a um enorme questionário vai para uma colonia agricola usar tornozeleira eletronica….. ? como aconteceu com o Daniel Silveira ? O cara ficou foragido por 21 anos, foi preso em Mocamquipe 2020 é braço direito, da maior facção tem um curriculo extenso na criminalidade, então está habilitado para ter um Ministerio desse desgoverno.
Boa tarde, Brasil! 🇧🇷
Deve ter sido algum juiz que teve seus estudos bancados pelo PCC. Não tem outra explicação para uma aberração como essa.
E o deputado Daniel, paga multa, é preso porque falou umas verdades, não tem direito a nada, um preso político em um país sem lei, agora da pra ver que é sem lei!
Brasil a terra dos sem-lei, bandidos traficantes liberados e pessoas que se manifestaram por Democracia, presas com condenações inéditas no Brasil. Tá tudo contaminado, tráfico/governo/justiça.
Que beleza essa justiça de merda que temos, solta bandidos e quando prende inocentes, ah esqueci que vivemos num país onde o narcotráfico domina..
Até quando nós vamos tolerar essa safadeza do judiciário, uma vergonha está na cara que o cara vai fugir novamente ou o juíz acredita que apenas os presos de 8 de. Janeiro são os mais perigosos do universo. Toma vergonha , para de falcatrua no judiciário vcs esqueceram que vcs juízes tem filhos e família que vão sofrer diretamente com esse tipo de atitude.
Daniel Silveira foi transferido para uma penitenciária agrícola. Crime: falar demais. Narcotraficante homicida, braço de Marcola, preso 2 anos: semiaberto. Vergonhoso.
Enquanto isso, Daniel da silveira, homem de bem e trabalhador, continua sendo torturado pelo cabeça de ovo psicopata, que não quer lhe devolver a liberdade. Revoltante este País.
BRASIL BOSTIL, COM UMA LONA É UM CIRCO, COM UM MURO É UM HOSIPICIO.
É simplesmente INCREDITÁVEL!!!!
FILIPE MARTINS, provada, comprovada e reafirmada sua inocência continua – há mais de mês – esperando que o canalha do STF que o prendeu, mesmo diante de provas de sua inocência, analise seu pleito para tirar tornozeleira eletrônica e tentar voltar a viver vida normal.
Mas um FDP, assassino, ladrão, criminoso e tudo mais, vai ficar soltinho.
Até recentemente estava claro para mim que temos uma corja prevaricadores e de comparsas do crime no STF. Hoje está claro que o JUDICIÁRIO está ocupado por uma corja de criminosos. Exceções existem e muitas, mas não tenho qualquer dúvida que o JUDICIÁRIO NACIONAL está totalmente APARELHADO pelas facções criminosos, inclusive PT, PSOL e comparsas.
O juiz Frederico Barros parece gostar de… Fuminho. Que outra explicação?…
É o Daniel Silveira teve que atender um monte de exigências, para obter o semi aberto, que ele já tinha direito. Não dá para entender a lógica jurídica…
Ele voltará a fazer o que sabe fazer: Matar, traficar e fugir.
Comparsas…
Infelizmente, no Brasil atual o quarto poder é o crime organizado. Desordem e Regresso: Legislativo, Executivo, Judiciário e Crime Organizado.
Justiça?! Você tá de sacanagem!