Em apoio à Operação Verão, moradores, lideranças políticas, representantes de associações civis e agentes de segurança pública participaram de uma manifestação na orla da Praia do Gonzaga, em Santos, no litoral de São Paulo. O ato ocorreu no sábado 9.
A manifestação reuniu integrantes do movimento “Eu apoio as operações de combate ao crime no litoral paulista”. O grupo inclui deputados estaduais da Frente Parlamentar de Segurança Pública, associações de policiais e conselhos de segurança.
Entre os participantes, estava o deputado estadual Capitão Telhada (PP-SP). De acordo com o parlamentar, o ato foi suprapartidário. “Aqui é um ato do povo, é um ato cívico”, disse o deputado. “Não importa sua bandeira, sua ideologia, você precisa de segurança pública, e o que defendemos é uma segurança pública real para o cidadão de bem da baixada paulista.”
Os números da Operação Verão
Iniciada em dezembro no litoral paulista, a operação foi intensificada depois do assassinato de soldados da Polícia Militar (PM) na região. Até agora, 876 criminosos foram presos, sendo que 334 eram procurados pela Justiça. Os policiais também apreenderam quase 620 kg de drogas e 90 armas ilegais — incluindo fuzis de uso restrito. Além disso, houve a morte de 39 pessoas — o que tem sido alvo de críticas por instituições de defesa dos direitos humanos.
Entre os críticos, está a Defensoria Pública de São Paulo. O órgão pediu a suspensão imediata da Operação Verão e a obrigatoriedade do uso de câmeras corporais pelos policiais militares.
+ Traficante morre em confronto com a Polícia Militar de SP
Em entrevista à TV Tribuna de Santos, o coronel Cássio Araújo, comandante da PM na Baixada Santista, disse que todas as acusações de abuso serão apuradas. De acordo com o militar, os agentes da PM são os maiores defensores dos direitos humanos no Brasil.
“Se tem uma instituição que defende os Direitos Humanos são as PMs do Brasil”, afirmou. “Eu não vejo nenhuma outra instituição que defenda mais. Nós tiramos armas das ruas, nós tiramos criminosos das ruas.”
Excelente! Parabéns ás forças policiais de S. Paulo e ao Governador Tarcísio. Pau pra cima da bandidada. O Ministério Público aparece só para atrapalhar. Afinal suas excelências têm segurança particular e não moram em áreas dominadas pela bandidagem
Parabéns a população de Santos por esta manifestação que acho muito importante.
Parabéns principalmente para o governador pela coragem frente a esses falsos que ficam devendo bandidos.
Parabéns governador TARCÍSIO e secretário DERRITE!
Pra cima da marginalidade,, não dá importância para esses comprados que querem suspender as operações.salta a porrada nos falsos “menores” basta aleijar um que o resto fica quieto
Nascendo o TEXAS brasileiro?
A operação da PM na baixada santista é legitima. A esquerda paulista está incomodada porque sempre apoiou a bandidagem. O MP deveria atuar na proteção do cidadão brasileiro, da mesma forma que os direitos humanos agi pelo lado esquerdo da ONU. Lamentável!
Está errado. Não morreram 39 pessoas, morreram39 vermes inúteis parasitas da sociedade
Operação verão !
Cabe um trocadilho ?
HA HA HA HA HA
Parabéns Governador Tarcísio. Parabéns policiais de coragem. Parabéns à população que, sem medo da bandidagem, se manifesta de forma óbvia e desejada, em apoio à operação verão.