O apresentador Luciano Huck lamentou a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que comparou a ação de Israel na Faixa de Gaza ao extermínio dos judeus durante o governo nazista de Adolf Hitler, na Alemanha. O posicionamento de Huck foi feito no domingo 18.
“Lamento o posicionamento do presidente Lula”, escreveu Huck na plataforma Twitter/X. “O que acontece em Gaza hoje é uma tragédia humanitária. O número de vítimas civis é inaceitável e imperdoável. Porém a guerra de hoje não é remotamente parecida com o Holocausto”.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Sou judeu. Defendo o Estado de Israel, como também a criação de um Estado Palestino. Sou um democrata, sempre estive e estarei posicionado contra o extremismo. Mas lamento o posicionamento do presidente @LulaOficial . O que acontece em Gaza hj é uma tragédia humanitária. O número…
— Luciano Huck (@LucianoHuck) February 18, 2024
Huck, que é judeu, afirmou que espera que Lula repense “sua posição”. Segundo o apresentador da TV Globo, a declaração do petista “não contribui para a paz”.
Nas eleições de 2022, Luciano Huck não declarou apoio a nenhum dos candidatos à Presidência da República. No entanto, no segundo turno, o apresentador compartilhou uma foto com Simone Tebet (MDB), que estava engajada na campanha do petista e foi nomeada por Lula para o Ministério do Planejamento e Orçamento.
Remando na mesma direção. Pela democracia, por um Brasil mais eficiente e afetivo. @simonetebetbr pic.twitter.com/HdSY0YnTta
— Luciano Huck (@LucianoHuck) October 28, 2022
Comparação de Lula entre ações de Israel e o Holocausto revolta instituições judaicas
No domingo 18, o presidente Lula comparou as ações de Israel na Faixa de Gaza com o Holocausto, em declarações feitas a jornalistas em Addis Ababa, capital da Etiópia. A fala do presidente brasileiro chegou a receber elogios públicos por parte do grupo terrorista Hamas.
Instituições ligadas a Israel condenaram o discurso de Lula. Em nota, o Instituto Brasil-Israel afirmou que a declaração do petista “é um erro grosseiro, que infla tensões e mina a credibilidade do governo brasileiro”.
+ Novo cobra posicionamento de chefes dos poderes depois de declarações de Lula
A Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Fierj) destacou que Israel e os judeus “não são genocidas”. A federação ainda chamou a comparação de “descabida” e cobrou do governo brasileiro a exigência pela libertação de reféns.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, também comentou as declarações do presidente brasileiro. Para ele, Lula “cruzou uma linha vermelha” e “banalizou” o Holocausto.
Leia também: “Integrante da comitiva de Lula surta durante viagem à Etiópia e xinga colega”
Fez campanha total para o anti semita e agora vem com esta conversa. Vendeu a alma de seu povo porque será?
Todos os Brasileiros que tem Moral Repudiam veemente mente a fala deste Imbecil posto no comando deste desgoverno.
Não vi um que tenha concordado com este animal.
Este imbecil e sua esposa que é outra estúpida devem repensar seriamente em quem apoiam e apoiaram a Presidência da Republica. Agora é só fazer o L. Aquela débil mental da Xuxa também aproveita e cala boca e não diga-se arrependida de em quem votou.
Vocês, judeus que apoiaram o antissemita querem se esquivar agora. Vocês envergonham a comunidade judaica.
Não lamente, pois você é um dos mamadores ! Ajudou a colocá-lo lá!
Não declarou apoio? Mas tem vídeo da esposa dele falando que ia virar naquele ser. E este apresentador sempre foi crítico de Bolsonaro. Esse apresentador tem as mãos sujas.
ESPARAVA ALGO MELHOR DE SEU CANDIDATO DE ESQUERDA, BEBADO, EX-PRESIDIARIO, ETC ?
Chamar o pária de presidente trata-se de inconteste ofensa para conhecida marca de conhaque.
Todo petista “só lamenta”. Aliás, o ministro Fux do STF é outro que tem a aparência de que “tudo bem, foi uma declaração infeliz”.