Nos últimos dias, fortes chuvas têm castigado o estado do Maranhão ao menos 64 municípios estão em situação de emergência. Alguns locais registram transbordamento dos rios e alertas para deslizamentos de terra foram enviados aos moradores. Apenas na capital, São Luiz, ao menos 70 áreas de risco estão sob monitoramento.
Autoridades estimam em 35 mil o número de famílias afetadas pelos temporais e mais de 7 mil estão desabrigadas ou desalojadas. Há lugares que começam a registrar falta de combustíveis e comida. Ações para arrecadação de alimentos, água, roupas e outros itens foram promovidas na região.
Chuvas no domingo
Com a continuidade das chuvas no Maranhão, outros estragos foram notificados. Entre eles, o Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, o único da capital maranhense, que ficou sem energia e parte do saguão de atendimento aos passageiros foi tomado pela água. Voos que partiam ou chegavam à região foram cancelados.
Lula sobrevoa regiões atingidas pelas chuvas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobrevoou, neste domingo, 9, os locais afetados pelas enchentes no Maranhão. Durante a visita à região do rio Mearim, Lula falou com a imprensa e afirmou que apesar de ficar chateado com os acontecimentos, as pessoas devem “agradecer a Deus pela chuva”.
“E a gente, às vezes, fica chateado, mas temos que agradecer a Deus pela chuva porque muitas vezes o Brasil está precisando de chuva. Neste ano, a gente não vai ter problema de energia porque todos os lagos, hidrelétricas estão tudo cheio”, declarou o petista.
Ao apontar uma das causas do problema, Lula colocou a responsabilidade sob a população que precisa ser convencida de que “não é possível construir moradias em regiões suscetíveis a enchentes”. De acordo com o Corpo de Bombeiros, seis pessoas já morreram em decorrência dos alagamentos no Maranhão.
Podia pelo menos obrigar os felizes contemplados com a Lei Rouanet a fazerem espetáculos grátis para distrair a população local. Em vez disso enviarão rios de dinheiro cujas águas correm sempre para os locais mais baixos, que já terão evaporado sem deixar vestígios quando começarem as chuvas do próximo ano.
Como sempre jogando a responsabilidade para os adversários, é mais fácil quando não tem propostas para apresentar.Governo medíocre!
Não é a primeira vez que observo que os comentários do Lula não acrescentam nada.
Claro, não esperaria dele um posicionamento técnico, pois seria necessário ter conhecimento especializado. Mas ao menos esperaria algo que pudesse direcionar uma política pública para poder lidar com a problemática em alto nível. Por exemplo, quais os possíveis planos de ação do ministério das cidades? (Não sei se existe esse ministério).
O que se observa é a fuga, responsabilizando o povo pelas ocorrências. Líder de verdade tem que assumir a responsabilidade, direcionar e delegar as atividades.
Só fez o voo para tirar a foto!
Com uma palavra se define o Lula: B O Ç A L
Keynesianismos são fãs de tragédias e cataclismas, assim eles podem provar a “utilidade” do Estado em gastar recursos. Nao lembram que ele disse o mesmo a respeito da Covid-19 ,?
Desta forma, ele ofende os Maranhenses.